Transposição musical

Na dica de hoje,iremos falar sobre transposição musical de uma maneira simplificada para que o iniciante entenda e consiga aplicar na prática em suas músicas.

Às vezes a pessoa toca uma música em uma tonalidade, e na hora de fazer a transposição para uma outra tonalidade esta mesma música, o estudante acaba tendo uma certa dificuldade, e o exercício que iremos ver no vídeo a seguir, irá facilitar para o entendimento de quem está aprendendo a tocar o violão ou qualquer outro instrumento musical.

Para facilitar o entendimento de como fazer as transposições musicais, o estudante já deverá saber como montar a escala e os seus acordes com os graus correspondentes a cada um dos mesmos.

ESCALA DE DÓ MAIOR E OS SEUS GRAUS CORRESPONDENTES A CADA ACORDE NA CONSTRUÇÃO DA MESMA.

Escala do maior

C = grau 1 // Dm = graus 2 // Em = grau 3 // F = grau 4 // G7 = grau 5 // Am = grau 6 // Bm7(b5) = grau 7

Agora vamos ver as dicas no vídeo de como fazer  transposição musical.

Observação: no final do vídeo eu dei um exemplo na escala de dó maior,utilizando os graus 1 = C // 3 = Em // 4 = F // 5 = G7 

Transpondo para ré maior, 1 = D // 3  = F#m e não Em como eu disse no vídeo. Estou fazendo a correção, e o restante estão todos corretos. 4 = G // 5 = A7 // 

Resumindo. 

Em dó maior 

1= C // 3 = Em // 4 = F // 5 = G7 

Transpondo para ré maior 

1 = D // 3 = F#m // 4 = G // 5 = A7

Como observamos na gravação do vídeo, para fazer uma transposição musical de maneira simplificada, é de suma importância que, a pessoa entenda os graus que compõem a escala, isso irá facilitar no momento de transpor qualquer música, seja ela no tom maior ou tom menor.

ALGUNS EXERCÍCIOS DE TRANSPOSIÇÃO MUSICAL.

Os exemplos serão apenas através das sequências harmônicas sem precisar indicar música, que irá funcionar da mesma maneira.

Transpondo uma sequência harmônica de dó maior para sol maior.

Dó = C = 1 // Dm = 2 // G7 = 5 :]

Para sol maior

G = 1 // Am = 2 // D7 = 5 :]

Transpondo de dó maior para ré maior.

Dó = C = 1 // Am = 6 // Dm = 2 // G7 = 5 :]

Para ré maior

D // 1 // Bm = 6 // Em = 2 // A7 = 5 :]

Dica: é de suma importância que, o estudante faça vários exercícios de transposição musical, mesmo porque, praticando diariamente estes estudos, irá facilitar também na percepção musical, facilitando para a pessoa tirar música de ouvido.

Procure sempre tocar e cantar o nome de cada acorde em que tocar no violão ou em qualquer outro instrumento de harmonia para que o ouvido eduque harmonicamente,e com isso facilitar no momento de fazer um arranjo e um acompanhamento musical,na tonalidade maior e na tonalidade menor.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Professor,José Conceição