Acompanhamento musical para cantar no violão

Uma das coisas que os iniciantes mais desejam quando estão aprendendo música,é saber fazer acompanhamento musical para cantar no violão.

E na dica de hoje,iremos falar a respeito de como o estudante iniciante, irá trabalhar o seu ouvido harmonicamente para fazer suas harmonizações e acompanhamentos musicais neste instrumento musical.

Teremos um podcast com as informações para que a pessoa consiga trabalhar a sua harmonização e também o seu acompanhamento, utilizando este instrumento musical,que em nosso caso é o violão.

Vamos utilizar para este trabalho didático, a famosa música do compositor, Tim Maia, Azul da Cor do Mar.

A música Azul da cor do Mar do Tim Maia,será utilizada apenas para fins didáticos.

Aperte o Play para ouvir as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, esta música Azul da cor do Mar, poderemos tocá-la do começo ao fim utilizando apenas 4 acordes na tonalidade maior, e nesta gravação utilizamos a tonalidade de dó maior.

ESCALA DE DÓ MAIOR.

C = acorde de dó maior // Dm = acorde de ré menor // Em = acorde de mi menor // F = acorde de fá maior // G7 = acorde de sol maior com sétima menor // Am = acorde de lá menor // Bm7(b5) { acorde de, do menor 7 e quinta abaixada.

Cada acorde tem o seu grau correspondente.

C = grau 1 // Dm = grau 2 // Em = grau 3 // F = grau 4 // G7 = grau 5 // Am = grau 6 // Bm7(b5) = grau 7

Para fazer o acompanhamento da música Azul da cor do Mar, utilizaremos apenas 4 acordes da escala de dó maior adicionando uma sétima em cada um dos mesmos.

Os acordes que iremos utilizar serão estes.

C7M = dó maior com sétima maior.

Em7 = mi menor com sétima menor.

Dm7 = ré menor com sétima menor.

G7 = sol maior com sétima menor. Neste caso o acorde é maior, mas a sétima é menor.

Observação importante: é de suma importância que, a pessoa toque e cante o nome de cada acorde várias vezes antes de começar a fazer harmonização da música e o acompanhamento da mesma.

A partir do momento em que, o ouvido consegue identificar o som de cada acorde, ficará mais tranquilo para fazer a harmonização e o acompanhamento da música.

Tocar e cantar estes quatro acordes várias vezes, para educar ouvido harmonicamente com os mesmos.

Sequência harmônica.

C7M // Em7 // Dm7 // G7:] repetir.

Mais uma observação importante.

A sequência harmônica que estudamos anteriormente, cantando o nome dos acordes, não quer dizer que, esta é a sequência da música do começo ao fim, e quem vai dizer qual o acorde no momento de fazer a mudança no acompanhamento é ouvido.

Em relação ao ritmo para tocar esta música Azul da cor do Mar, o estudante poderá utilizar um ritmo de batida ou dedilhado que mais se adequar a mesma.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição