Tocar músicas no violão para iniciantes

Sem dúvidas,a primeira coisa que o iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento musical deseja,é tocar a sua primeira música.

Geralmente, esta primeira música a pessoa aprende decorando a mesma já pronta, e aí é que mora o problema.

Neste caso surge a pergunta, e qual é o problema de decorar uma música já pronta?

Respondendo a pergunta feita anteriormente, o problema é que, a pessoa apenas decorou e não tirou a música de ouvido.

Tudo bem, caso a pessoa deseja apenas decorar as músicas já prontas, esta é uma opção do estudante.

Agora, caso a pessoa deseje fazer as suas próprias harmonizações e acompanhamentos musicais, é necessário que trabalhe a percepção melódica e harmônica.

Na dica de hoje, iremos estudar a música do, Agepê e do Canário, Moro onde Não Mora Ninguém.

Observação: esta música, Moro onde Não Mora ninguém, do Agepê e do Canário, será utilizada apenas para fins didáticos aqui neste blog.

Iremos trabalhar a mesma na tonalidade de dó maior utilizando os acordes de, C = dó maior // Dm7 = ré menor com sétima menor // G7 = sol maior com sétima menor // A7 = lá maior com sétima menor // Am7 = lá menor com sétima menor.

Para os acordes que estamos utilizando da escala de dó maior, acrescentamos uma 7ª menor em cada um dos mesmos, para dar um colorido a mais no acompanhamento da música.

Para fazer o acompanhamento da mesma, iremos utilizar o ritmo de samba canção,com duas variações rítmicas.

E também para facilitar o entendimento de como tirar esta música de ouvido, e fazer harmonização e o acompanhamento da mesma, gravei este podcast a seguir com as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, além de conhecer os acordes, temos também que encontrar o momento correto para fazer a troca dos mesmos dentro do acompanhamento da música em que estamos estudando.

Esta é a imagem com os dois ritmos que tocamos na gravação de podcast.

ESCALA DE DÓ MAIOR.

C = dó maior // Dm = é menor // Em = mi menor // F = fá maior // G7 = sol maior com sétima menor // Am = lá menor // Bm7(b5) = si menor 7 e quinta baixada.

Sequência harmônica utilizada na harmonização da música, Moro onde Não Mora Ninguém.

C // Dm7 // G7 // A7 // Am :]

Observação importante: não quer dizer que, a música estará o tempo todo nesta sequência, e quem vai dizer qual é o acorde e o momento correto para fazer a mudança dos mesmos, será ouvido.

Observe também que, para estes acordes, acrescentamos uma sétima em quase todos eles.

É de suma importância que, a pessoa toque e cante o nome de cada acorde antes de fazer a harmonização e o acompanhamento musical de uma determinada música.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição