Ritmos e dedilhados lindos para violão

Hoje iremos falar de ritmos e dedilhados lindos para violão, onde o iniciante irá conseguir aplicar em seus acompanhamentos musicais com facilidades.

Dependendo do ritmo e dedilhado que aplicamos em nossos acompanhamentos musicais, irá fazer toda a diferença para quem está nos ouvindo.

No vídeo a seguir, damos várias dicas para o iniciante aplicar duas formas de ritmo e dedilhado em seus acompanhamentos musicais de uma maneira bem tranquila.

Veja no vídeo a seguir, as dicas para aplicar nas sequências harmônicas e fazer os acompanhamentos musicais no violão.

Como podemos perceber na gravação do vídeo, o dedo polegar e o dedo anelar da mão direita,tem um papel fundamental neste dedilhado que apresentamos.

Quando aplicamos esse dedilhado em uma sequência harmônica tocando a nota mais aguda de cada acorde, estamos criando melodias em cima dos mesmos, e isso é de fundamental importância para quem está iniciando nos estudos do violão.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS PARA APLICAR O RITMO E DEDILHADO NO VIOLÃO.

Sequências harmônicas em dó maior

C // Dm // G7 :] repetir várias vezes cantando o nome dos acordes aplicando as duas formas de dedilhados.

C // F // C // G7 :] repetir

C // Em // F // C // G7 :] repetir

C // Am // Dm // G7 :] repetir

Criar outras variações de sequências harmônicas e aplicar o ritmo e o dedilhado do vídeo.

Sequência harmônica em lá menor.

Am // E7 :] repetir

Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Am // F // Dm // E7 :] repetir

Am // C // F // Dm // E7 :] repetir

Montar outras variações de sequências harmônicas na tonalidade de lá menor e tocar cantando o nome de cada acorde para educar o ouvido harmonicamente.

DICA PARA TIRAR MÚSICA DE OUVIDO NO VIOLÃO.

Para que consigamos tirar músicas de ouvido utilizando o violão ou qualquer outro instrumento musical, é de suma importância que, trabalhemos a percepção harmônica e melódica para facilitar no momento de fazer a harmonização e o acompanhamento musical.

Exemplo 1: sempre tocar e cantar o nome de cada acorde que estiver praticando no violão.

Exemplo 2: no início, é de suma importância que, o estudante procure músicas bem conhecidas para facilitar o trabalho da percepção harmônica e melódica, e um exemplo bem interessante, são as músicas folclóricas.

Exemplo 3: tentar tirar uma mesma música em tonalidades diferentes, isso é um excelente exercício para educar o ouvido harmonicamente e melodicamente.

Existem outras maneiras para trabalhar a percepção musical no violão, mas com estas três dicas citadas anteriormente, já irá ajudar bastante para quem está iniciando os seus estudos neste instrumento musical.

Se você gostou deste conteúdo,compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição