Analisando e tocando uma música no violão

Na dica de hoje, iremos analisar a música, A casa do Sol nascente que foi sucesso na voz de Agnaldo Timóteo, essa análises será de uma maneira, onde o iniciante no violão entenda e consiga fazer o acompanhamento da mesma com facilidade.

Nas informações,iremos trabalhar a tonalidade de lá menor e o tom homônimo da mesma, para encontrar todos os acordes e fazer a harmonização da música A casa do Sol nascente.

Observação: esta música, A casa do Sol nascente, está sendo utilizada apenas para fins didáticos aqui neste blog.

A seguir teremos um vídeo com as dicas de como fazer a harmonização e o acompanhamento da música citada anteriormente.

Como observamos na gravação do vídeo, existem músicas que contém acordes fora da escala de origem, e esta música, A casa do Sol nascente, é uma delas.

ESCALA DE LÁ MENOR E SUA HOMÔNIMA MAIOR.

Escala de lá menor.

Am = lá menor // Bm7(b5) = si menor com sétima e quinta abaixada = C = dó maior = Dm = ré menor // E7 = mi7 // F = fá maior // G#° = sol sustenido diminuto //

Escala de lá maior, homônima de lá menor

A = lá maior // Bm = si menor // C#m = dó sustenido menor // D = ré maior // E7 = mi maior com sétima menor // F#m = fá sustenido menor // G#m7(b5) = sol sustenido menor com quinta abaixada.

Os acordes utilizados para fazer o arranjo e o acompanhamento da música,A casa do Sol nascente,veja a seguir.

Am // C // D // F // E7 :] 

Observe que, todos os acordes pertencem a lá menor,menos o acorde de ré maior que pegamos emprestado na escala de lá maior.

COMO ENCONTRAR OS ACORDES DE UMA MÚSICA?

É importante ressaltar que, quando tocamos e cantamos o nome de um acorde várias vezes diariamente, em pouco tempo já estaremos identificando este acorde na construção de uma música.

É importante educar o ouvido harmonicamente, para que possamos encontrar os acordes e fazer o arranjo de músicas com mais tranquilidade.

Percebemos na gravação do vídeo que, esta música, A casa do Sol nascente, exige que utilizemos um acorde fora da escala de origem, que neste caso foi utilizada a escala de lá menor,e também pegamos emprestado o acorde de ré maior, que é o quarto grau da escala de lá maior.

Dica: todas as vezes que, a pessoa estiver fazendo um arranjo utilizando uma escala menor ou maior e não encontrar todos os acordes dentro das mesmas, neste caso, deve-se procurar o acorde que está faltando na tonalidade homônima, isso irá ajudar bastante para que a pessoa faça o seu arranjo e o acompanhamento musical no violão ou em qualquer outro instrumento musical harmônico.

Se você gostou deste conteúdo,compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição