Encontrei o acorde será que é esse mesmo

Na dica de hoje, iremos falar de harmonização musical e também de quando o iniciante encontra o acorde dentro da escala, mais fica em dúvida se é o acorde correto para fazer o acompanhamento da música que estiver tocando no violão, ou em qualquer outro instrumento musical.

A verdade é que, existem muitas dúvidas quando a pessoa está iniciando nos estudos musicais, e quando pegam uma música para fazer um arranjo, e mesmo sabendo todos os acordes da escala as dúvidas acontecem, se o acorde está correto ou não, então vamos falar a respeito desta situação que acontece bastante com alunos iniciantes.

A seguir, gravamos um vídeo com várias dicas para sanar esta situação, onde a pessoa fica com dúvidas,estudando o violão, ou outro instrumento musical.

Veja as dicas clicando no Play do vídeo a seguir.

Como foi dito no vídeo, estas dúvidas são corriqueiras para quem está iniciando nos estudos musicais, e vamos enumerar algumas delas e propor soluções.

DICAS PARA O INICIANTE NO VIOLÃO FAZER AS SUAS HARMONIZAÇÕES E SEUS ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS.

Primeira dica: decorar os sete acordes maiores e menores da escala maior e da escala menor, e os seus graus correspondentes.

Segunda dica: a partir do momento em que a pessoa iniciante, decorou cada posição dos acordes na escala maior e na escala menor, o mesmo deverá tocar e cantar o nome de cada acorde várias vezes, para educar o ouvido harmonicamente com os acordes estudados.

Terceira dica: no início, sempre procurar músicas conhecidas e que a pessoa saiba cantar, desta maneira irá facilitar no momento de fazer o arranjo e também o acompanhamento da mesma.

Quarta dica: a partir do momento em que, o estudante saiba montar todos os acordes da escala maior e da escala menor, chegou o momento de testar cada acorde na hora de fazer a mudança dentro do acompanhamento da música escolhida.

Quinta dica: dentro de uma escala musical, existem acordes diferentes com notas em comum entre eles, e desta maneira o estudante deverá ficar atento para escolher qual o melhor acorde no momento que estiver arranjando uma música para fazer o acompanhamento da mesma.

Observação importante: já foi dito antes, mas vamos somente reforçar. A pessoa que está iniciando, deverá tocar e cantar o nome de cada acorde para educar ouvido musicalmente, e desta maneira no momento em que estiver fazendo o acompanhamento musical da música escolhida, o ouvido irá ter facilidade para identificar qual o melhor acorde para fazer a mudança no momento exato da troca de acordes.

Espero ter ajudado com a dica de hoje. 

Professor, José Conceição

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.