Estudar primeiro a mão direita ou a mão esquerda no violão

Na dica de hoje, iremos falar a respeito, se o iniciante deverá estudar primeiro a mão direita ou a mão esquerda no violão.

Este é um assunto bastante interessante para abordar-mos neste artigo.

Vamos entender alguns detalhes interessantes para o desenvolvimento técnico – instrumental de que vai iniciar ou já iniciou os seus estudos no violão ou mesmo na guitarra.

Geralmente todo iniciante começa os seus estudos violonísticos aprendendo a montar os acordes.

Não está errado aprender a montar os acordes no violão, mais é de sua importância que, ao iniciar-se nos estudos violonísticos, o iniciante procure primeiro dominar pelo menos, um dedilhados e um ritmo de batida na mão direita.

Apartir do momento em que a pessoa adquiriu um certo domínio na mão direita, ficará muito mais fácil estudar os acordes na mão esquerda.

É muito comum o iniciante ficar fazendo paradinha no momento da troca dos acordes em um acompanhamento musical, e isso tem muito haver com o domínio da mão direita.

O iniciante nunca deve parar o toque com a mão direita no violão, no momento de fazer a mudança dos acordes.

Dica: primeiro devemos dominar a técnica da mão direita, e depois a técnica da mão esquerda.

Gravei um vídeo falando a esse respeito.

Aperte o Play para ver as dicas de como praticar os exercícios.

Como foi dito no vídeo, é de suma importância que tenhamos primeiro o domínio da mão direita, ao começar os estudos no violão e também na guitarra.

QUAIS ACORDES APRENDER PRIMEIRO NO VIOLÃO E NA GUUTARRA?

Para quem estar iniciando e já tem um certo domínio da mão direita, os melhores acordes são aqueles com cordas soltas, onde a pessoa não necessita fazer a pestana inicialmente.

Alguns acordes para trabalhar no violão depois de ter dominado pelo menos um ritmo de batida e um dedilhado no instrumento.

Vamos aos acordes com cordas soltas.

C // Dm // Em // G7 // G // Am // D // E // A //

Estes acordes acima, podem também serem tocados com pestanas, mais agora no início, vamos praticar todos eles com as cordas soltas, e sem a pestana.

MÚSICAS PARA MONTAR O PRIMEIRO REPERTÓRIO.

Para montar o primeiro repertório musical, é de suma importância que o aluno, procure estudar peças que contém poucos acordes e de fácil execução no instrumento, e em nosso caso é o violão ou a guitarra.

A partir do momento em que, o iniciante vai dominando as primeiras músicas mais fáceis, o mesmo poderá pegar peças com um grau maior de dificuldades, para ir incluindo em seu repertório musical.

Para montar o primeiro repertório musical, de sempre preferência as músicas bem conhecidas, desta maneira irá facilitar a montagem do repertório musical com mais tranquilidade.

É de suma importância que, o iniciante saiba cantar as músicas que irá tocar no violão ou na guitarra, desta maneira irá facilitar bastante o desenvolvimento técnico musical e instrumental.

Algumas dicas de música para trabalhar inicialmente.

– Cai Cai balão

Acordes = C // G7

– Ciranda – Cirandinha

Acordes = C // G7

– Nesta rua

Acordes = Am // Dm // E7 // A7

– O Crávo e a Rosa

Acordes = D // A7 // G // D7

– Asa Branca, do compositor Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Acordes = D // G // A7 // D7

– Para não dizer que eu não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré
Acordes = Am // G

Estas são apenas algumas músicas indicadas para quem está iniciando no violão ou na guitarra, mas existem centenas de outras músicas fáceis para o iniciante começar a trabalhar o seu repertório musical.

Observação: os acordes indicados para cada música acima, não quer dizer que está na sequência, e o iniciante deverá trabalhar cada corde através de sua percepção musical, ao fazer a mudança dentro da música.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor, José Conceição

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as) e também nas redes sociais.

Navegue também na lateral desse blog, onde temos as categorias, e você irá encontrar várias dicas para estudos da mão direita e da mão esquerda, e também como desenvolver sua técnica instrumental e musical.

Temos também nas categorias, exercício de como educar o ouvido musicalmente para facilitar nos arranjos e também nos acompanhamentos musicais para os iniciantes, tanto no violão quanto na guitarra.