Aulas de violão para iniciantes – Como montar acordes consonantes e dissonantes através dos números no violão

Aulas de violão para iniciantes e como montar acordes consonantes e dissonantes através dos números no violão,facilitando assim o estudo para quem está começando o aprendizado deste instrumento maravilhoso.

No título deste artigo, está descrito, aulas de violão para iniciantes, e aqui no blog temos dezenas de dicas para quem está iniciando neste instrumento do completo zero, e neste caso, estas dicas de hoje servem como um complemento para todas as pessoas que desejam aprender tocar violão.

VAMOS AS DICAS DE COMO MONTAR ACORDES NO VIOLÃO UTILIZANDO OS NÚMEROS

Muitas das vezes, a pessoa que está iniciando, precisa desenhar o braço do violão para escrever o acorde desejado para tocar no violão, e através dos números, a pessoa não precisa ter esse tipo de trabalho, apenas montar os acordes escrevendo os números correspondentes as notas musicais dos mesmos.

Para montar com facilidades os acordes utilizando os números no violão,precisamos entender os números em cada corda do instrumento.

Gravei este vídeo a seguir, com as dicas e os procedimentos para trabalhar os acordes através dos números.

Veste o Play no vídeo para ver as dicas.

Vamos lá:

Nome da primeira corda do violão. Mi.

Nome da segunda corda do violão. Si.

Nome da terceira corda do violão. Sol.

Nome da quarta corda do violão. Ré.

Nome da quinta corda do violão. Lá.

Nome da sexta corda do violão. Mi.

É de suma importância que, antes de aprender os números em cada corda do violão, decoremos o nome de cada uma delas, para facilitar no entendimento dos exercícios.

Como já sabemos o nome de cada corda no violão,vamos a numeração de cada uma delas.

Primeira corda mi = 10

Segunda corda si = 20

Terceira corda sol = 30

Quarta corda ré = 40

Quinta corda lá = Lá

Sexta corda mi = 60

Todos esses números acima são tocados em corda solta do violão.

Agora vamos anotar os números na primeira corda, até a casa 5 do violão.

Primeira corda = 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15

Segunda corda = 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25

Terceira corda = 30 – 31 – 32 – 33 – 34 – 35

Quarta quada = 40 – 41 – 42 – 43 – 44 – 45

Quinta corda = 50 – 51 – 52 – 53 – 54 – 55

Sexta corda = 60 – 61 – 62 – 63 – 64 – 65

Vamos dar exemplo de como montar os acordes por números, na escala de dó maior.

Acorde de dó maior = C // para este acorde, tocaremos os números a seguir na vertical mesmo eles estando escrito na horizontal. 53 – 42 – 30 – 21 ou 53 – 30 – 21 – 10

Vamos agora para o próximo acorde de ré menor = Dm // 40 – 32 – 33 – 11 // tocar também na vertical

Acorde de mi menor = Em // 60 – 52 – 42 – 30 – 20 – 10 // continuar tocando na vertical

Acorde de fá maior = F // 61 – 53 – 43 – 32 – 21 – 11 // ou 43 – 32 – 21 – 11 // acorde com pestana e tocado na vertical

Acorde de Sol maior com sétima menor = G7 // 63 // 52 – 40 – 30 – 20 – 11 // tocando as notas verticalmente

Acorde de lá menor = Am // 50 – 42 – 32 – 21 – 10 // continuamos tocando na vertical

Acorde de si menor com sétima e quinta baixada = Bm7(b5) // 52 – 32 – 23 – 11 // todas as notas tocadas na vertical

Resumindo: todos os números escritos para a montagem dos acordes acima, deverão ser tocado verticalmente no violão, mesmo estando escrito na horizontal.

Todos os acordes descrito acima, são considerados consonantes, exceto o acorde de sol maior com sétima menor.

COMO MONTAR ACORDES DISSONANTES NO VIOLÃO – ATRAVÉS DOS NÚMEROS

Para montar um acorde dissonante, precisamos manter pelo menos a primeira é a terça do acorde.

Alguns exemplos a seguir através dos números tocados verticalmente.

Exemplo 1: C6 = 53 – 42 – 32 – 21 ou 53 – 32 – 21 – 10 – o 32 é a nota dissonante do acorde.

Exemplo 2: C9 = 53 – 42 – 30 – 23 ou 53 – 30 – 23 – 10 – o número 23 é a nota dissonante do acorde de dó com nona.

Exemplo 3: C7M = 53 – 42 – 30 – 20 ou 53 – 30 – 20 – 10 –  o número 20 é a sétima maior do acorde de dó com sétima maior.

Exemplo 4: C(#5) – 53 – 42 – 31 – 21 ou 53 – 31 – 21 – 10 – o número #5 entre parentes, é a quinta nota sustenida do acorde, caracterizando assim, o acorde dó com quinta aumentada.

Estes foram alguns exemplos da montagem de acordes utilizando os números tocando verticalmente, mas o iniciante poderá criar outros acordes e utilizar a mesma técnica.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA NUMÉRICO

Os números servem não somente para montar os acordes, mas também para anotar as melodias quando estamos fazendo improvisação musical, ou mesmo tirando a melodia de uma música já pronta de ouvido.

Geralmente, encontramos estas numerações em tablaturas para violão e guitarra e também para outros instrumento de cordas em geral, mas o iniciante poderá utilizar somente os números para fazer as suas anotações musicais sem nenhum problema, e desta maneira agilizar o procedimento.

Quando estamos fazendo improvisação musical, utilizamos de frases já prontas para improvisar em cima das mesmas sem fazer nenhuma anotação, mas caso a pessoa desejar anotar as notas que estiver improvisando, a utilização dos números irá facilitar o trabalho.

Dica: quando o iniciante estiver fazendo improvisação musical, e criar alguma frase que você acha interessante, faça anotação da mesma através dos números para não esquecer-la.

Para quem está iniciando no violão ou em qualquer outro instrumento musical, é de suma importância que, no início de seus estudos, comece a tirar música conhecidas de ouvido, como por exemplo, as músicas folclóricas, e desta maneira em pouco tempo a pessoa irá notar um ótimo resultados em seus estudos musicais.

O VIOLÃO É UM INSTRUMENTO DIFÍCIL PARA APRENDER A TOCAR?

Para responder essa pergunta acima: podemos dizer que, qualquer instrumento musical pode ser difícil ou não para aprender a tocar, e isso depende muito da vontade de cada estudante.

Aqui neste blog sempre batemos na mesma tecla, que a pessoa não precisa ficar horas e horas praticando exercícios, basta que estude alguns minutos, mas todos os dias, isso fará com que em pouco tempo a pessoa já começa a tocar as suas primeiras músicas.

3 coisas interessantes para começar a estudar uma música. 

Primeiro: o iniciante deverá aprender cantar toda a música.

Segundo: escolher uma batida ou um dedilhado no violão que irá encaixar no ritmo da música e treinar o mesmo alguns minutos todos os dias.

Terceiro: saber quais são os acordes da música e treinar a mudança dos mesmos sem fazer nenhuma parada quando for fazer a troca de acordes antes de começar a estudar a música que foi escolhida 

Resumo geral desta dica de hoje. para a montagem dos acordes, os números estão anotados na horizontal, mas tocaremos na vertical, e para tocar melodias, neste caso anotação também será na horizontal e tocado sempre nota por nota.

Se você gostou dessa dica de hoje,compartilhe com seus amigos, e também nas redes sociais. 

Professor, José Conceição