Dica de aula de acordeon para iniciantes e avançados

Hoje iremos dar dicas de aula de acordeon para iniciantes e avançados, e também falar a respeito das melhores técnicas para para aprender tocar esse instrumento musical maravilhoso.

Sabemos que, em escolas de músicas existe curso praticamente para todos os instrumentos musicais, e em muitas das escolas não tem professor para ensinar a tocar acordeon, ou como muitos preferem chamar, de sanfona.

Hoje com a evolução da internet, qualquer pessoa pode realizar os seus sonhos de aprender a tocar acordeon sem mesmo precisar sair de casa para ir à uma escola de música.

Dicas de estudos para aprender tocar acordeon.

Sempre existe aquela ideia que, para aprender a tocar um instrumento musical, é preciso ficar muitas horas treinando todos os dias, e isso não é uma verdade absoluta.

Vamos dar 5 dicas básicas para a prática diária do acordeon, para quem está iniciando.

Dica 1: postura correta do corpo em relação ao instrumento.

Dica 2: começar os estudos com dedilhados simples para a mão direita.

Dica 3: escolher um exercício simples e dominar o mesmo totalmente na mão esquerda.

Dica 4: agora que você dominou os exercícios na mão direita e na mão esquerda, tente executar simultaneamente os dois ao mesmo tempo, em um andamento bem lento.

Dicas 5: agora é hora de escolher uma música bem fácil para tocar no seu acordeon, e estude a mesma em um andamento bem lento até dominá-la por completo.

O iniciante no acordeon, somente deve passar para a próxima música, quando a que estiver estudando ficar totalmente pronta.

Quanto tempo é preciso de estudo diário para aprender tocar acordeon?

Como já foi dito anteriormente, não precisa o iniciante ficar muitas horas todos os dias praticando exercícios no acordeon, e sim apenas alguns minutos mas diariamente.

Não é a quantidade de horas praticadas todos os dias que vai fazer com que a pessoa seja um ótimo acordeonista, e sim o que estudar, e como estudar.

O professor de acordeon Rafael, com toda a sua experiência de muitos anos na didática desse instrumento musical, fala bastante a este respeito da prática diária do instrumento, e também dando dicas de como a pessoa pode desenvolver a sua técnica e montar o seu repertório, estudando de maneira correta os exercícios.

Utilizando acordeon na prática de conjunto.

Fazer prática de conjunto é uma das melhores maneiras para o iniciante se desenvolver musicalmente e também tecnicamente.

A prática de conjunto em qualquer instrumento musical, tem vários benefícios:

Primeiro é a socialização do músico que está iniciando, e com isso o mesmo irá perder a timidez para tocar em público.

Segundo: fazer prática de conjunto, desenvolve a coordenação motora entre os músicos, mesmo porque um não pode ficar tocando na frente do outro.

Terceiro: existe também o incentivo entre os estudantes, e com isso a prática do exercício diário, ficará muito mais dinâmica e agradável.

Observação importante: nem sempre a prática de conjunto é possível devido pessoas não poderem estarem juntos para os estudos ao mesmo tempo, mas sempre que possível o iniciante deverá fazer prática de conjunto, mesmo que seja entre duas ou três pessoas.

Outra coisa relevante para o iniciante: a prática de conjunto não precisa ser com o mesmo instrumento musical, e você que está estudando acordeon, poderá fazer prática de conjunto com uma outra pessoa que toca violão, guitarra, ou qualquer outro instrumento musical, sem nenhum problema.

Praticando improvisação através do acordeon.

A improvisação musical, é uma das melhores maneiras para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical, de quem está iniciando, ou mesmo para quem já tem um certo conhecimento do instrumento.

Um dos melhores benefícios da improvisação musical, sem dúvida é a educação do ouvido musicalmente, devido o estudante ter que ficar pesquisando notas musicais em seu instrumento, e com isso o ouvido irá evoluindo a parte de percepção, facilitando posteriormente nos arranjos e também nos acompanhamentos musicais.

Reserve um tempo do seu estudo diário, para praticar improvisação musical, e logo irá perceber o quanto essa linguagem é interessante para a evolução de um músico.

Veja todas as informações detalhadas com o professor de acordeon Rafael, neste endereço.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje.

Professor, José Conceição