Fernando Sor violonista do período clássico

Fernando Sor (1778-1839) foi um violonista, compositor e teórico musical espanhol que viveu no período clássico. 

Ele é considerado um dos maiores violonistas da história e um dos mais importantes compositores de música para violão do seu tempo. 

Sor escreveu mais de 60 obras para violão, incluindo sonatas, estudos, variações e peças de câmara.

Sor nasceu em Barcelona e estudou violão com seu pai. Ele iniciou sua carreira musical tocando em cafés e salões de dança em Paris, onde se mudou em 1808. 

Em Paris, ele conheceu outros músicos importantes da época, como Luigi Boccherini e Ferdinando Carulli, que se tornaram seus amigos e colaboradores.

Além de suas obras para violão, Sor também escreveu música para piano, música de câmara e ópera. 

Ele também era conhecido por seus tratados teóricos sobre música, que incluíam análises sobre a teoria e a técnica do violão, bem como o ensino de solfejo e harmonia.

A técnica de Sor no violão era conhecida por sua precisão e clareza, e ele é creditado com o desenvolvimento de muitas técnicas modernas de dedilhado. 

Seus estudos para violão são considerados alguns dos mais desafiadores e importantes para o desenvolvimento da técnica do violão até hoje.

Sor passou seus últimos anos em Paris, onde morreu em 1839. Seu legado como compositor e teórico do violão continua a ser estudado e apreciado por músicos de todo o mundo.

A OBRA MUSICAL DE FERNANDO SOR.

Fernando Sor (1778-1839) foi um violonista, compositor e pedagogo espanhol que fez importantes contribuições para o repertório do violão clássico. Algumas de suas obras mais conhecidas incluem:

“Estudios” (Estudos), Op. 6, 29, 31, 35 e 60: uma série de estudos para violão que são amplamente usados até hoje para o treinamento de habilidades técnicas do instrumento.

“Introduction and Variations on a Theme by Mozart” (Introdução e Variações sobre um Tema de Mozart), Op. 9: uma obra para violão solo que se baseia em um tema da ópera “As Bodas de Fígaro” de Wolfgang Amadeus Mozart.

“Grand Solo” (Grande Solo), Op. 14: uma obra virtuosística para violão solo que apresenta passagens rápidas e desafiadoras para o instrumentista.

“Souvenir de Russie” (Lembrança da Rússia), Op. 63: uma coleção de peças para violão que foram inspiradas em canções populares russas.

“Fantaisie élégiaque” (Fantasia elegíaca), Op. 59: uma obra para violão e violoncelo que foi composta em homenagem ao violoncelista espanhol Mateo José Merino.

Essas são apenas algumas das muitas obras que Sor compôs para o violão, e seu legado musical continua a ser estudado e apreciado pelos guitarristas clássicos em todo o mundo.

REPERTÓRIO MUSICAL PARA INICIANTES NO VIOLÃO.

Para o estudante de violão, é de suma importância mesclar música clássica com música popular, desta maneira conseguirá ampliar o conhecimento musical em linguagens  distintas.

As mesmas sete notas musicais que regem a música clássica, são as mesmas sete notas musicais que regem a música popular, então porque não montar um repertório eclético com músicas antigas e música contemporâneas.

Fernando Sor violonista do período clássico compôs uma vasta obra para violão, é praticamente impossível encontrar algum violonista clássico que não tenha obras de Fernando Sor m seu repertório.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição