10 dicas para aprender tocar acordeon online

Todas as dicas que falamos a respeito de violão e guitarra aqui no blog, muitas delas também valem para quem deseja aprender a tocar acordeon online.

Veja a seguir as dicas para aprender a tocar acordeon pela internet.

Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a aprender a tocar acordeon online:

Adquira um acordeon adequado: é importante que você tenha um acordeon de boa qualidade e que se ajuste ao seu tamanho, peso e nível de habilidade.

Encontre um bom professor: Procure um professor online que tenha experiência em ensinar acordeon e que possa fornecer aulas individuais ou em grupo. Verifique se o professor possui boas qualificações e referências.

Aprenda a ler partituras: Uma das habilidades mais importantes que você precisa desenvolver é a capacidade de ler partituras. Existem muitos recursos online para ajudá-lo a aprender a ler partituras.

Pratique regularmente: Dedique tempo suficiente para praticar regularmente. Comece com sessões curtas de prática e aumente gradualmente a duração conforme você se sente mais confortável.

Faça exercícios de aquecimento: Antes de começar a praticar, faça alguns exercícios de aquecimento para ajudar a relaxar seus músculos e prepará-los para tocar.

Aprenda as escalas: Conhecer as escalas é fundamental para qualquer músico. Aprenda as escalas principais e menores no acordeon e pratique tocá-las em diferentes ritmos.

Aprenda novas músicas: Aprender novas músicas é uma ótima maneira de manter a motivação e aumentar suas habilidades. Comece com músicas simples e, gradualmente, vá progredindo para músicas mais complexas.

Use vídeos e tutoriais online: Existem muitos recursos online para ajudá-lo a aprender a tocar acordeon, como vídeos e tutoriais. Use-os para aprimorar suas habilidades.

Junte-se a uma comunidade de músicos: Encontre uma comunidade online de músicos que tocam acordeon. Você pode aprender muito com outras pessoas e fazer novos amigos.

Seja paciente: Aprender a tocar acordeon é um processo que requer tempo e paciência. Não se desanime se você não estiver progredindo tão rápido quanto gostaria. Persevere e continue praticando.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE MÚSICAS PARA ACORDEON?

Existem muitos compositores conhecidos de músicas para acordeon, mas aqui estão alguns dos mais reconhecidos:

Astor Piazzolla – conhecido por suas composições de tango, que incluem muitas peças para acordeon.

Richard Galliano – um músico francês que é um dos mais conhecidos tocadores de acordeon do mundo e que também compõe para o instrumento.

Viatcheslav Semionov – um compositor russo que é conhecido por suas composições clássicas para acordeon.

Yann Tiersen – um músico francês que compôs a trilha sonora do filme “Amélie”, que inclui muitas peças para acordeon.

Pietro Deiro – um dos pioneiros do acordeon nos Estados Unidos, que compôs muitas peças para o instrumento.

Esses são apenas alguns dos muitos compositores conhecidos de música para acordeon. O instrumento é muito versátil e pode ser utilizado em uma variedade de gêneros musicais, o que significa que há muitos compositores que têm escrito para o acordeon ao longo dos anos.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS PARA ACORDEON?

O acordeão é um instrumento musical versátil e popular em muitas culturas ao redor do mundo. Aqui estão algumas das músicas mais conhecidas para acordeon:

La Cumparsita – Juan Maglio

The Godfather Theme – Nino Rota

Beer Barrel Polka – Jaromír Vejvoda

Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu

Dark Eyes – Traditional Russian Song

The Entertainer – Scott Joplin

Clair de Lune – Claude Debussy

Blue Danube Waltz – Johann Strauss II

Sirtaki – Mikis Theodorakis

Libertango – Astor Piazzolla

Essas são apenas algumas das músicas mais conhecidas para acordeon, mas existem muitas outras músicas famosas que podem ser tocadas neste instrumento.

DICAS DE MÚSICAS CONHECIDAS PARA INICIANTES NO ACORDEON.

Aqui estão algumas sugestões de músicas conhecidas para iniciantes no acordeon:

Aquarela do Brasil – Ary Barroso

Asa Branca – Luiz Gonzaga

Baião – Luiz Gonzaga

Odeon – Ernesto Nazareth

Carinhoso – Pixinguinha

Chão de Giz – Zé Ramalho

Garota de Ipanema – Tom Jobim

Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu

A felicidade – Tom Jobim

Chega de Saudade – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Essas músicas são bastante populares e podem ser encontradas em partituras ou cifras para acordeon em diversos sites na internet. Lembre-se de começar pelas músicas mais simples e ir aumentando a dificuldade aos poucos, conforme for progredindo no aprendizado do instrumento.

DICAS PARA ESTUDOS DIÁRIOS NO ACORDEON INICIANTES.

Como em qualquer outro instrumento musical, o acordeon não foge a regra para os estudos diários para quem está iniciando neste instrumento musical maravilhoso.

Primeira dica: caso não tenha muito tempo para o treinamento dos exercícios diariamente, procure reservar pelo menos alguns minutos para a prática diária, desta maneira em pouco tempo os ótimos resultados irão aparecer.

Segunda dica: não acumule músicas e exercícios para treinar diariamente, vai dominando um por um, e desta maneira ficará mais tranquilo para aprender a tocar este lindo instrumento musical que no caso é o acordeon.

Terceira dica: não desanime nunca, insista sempre nos exercícios e nas músicas que logo irá obter  ótimos resultados e conseguir tocar as suas músicas preferidas no acordeon.

Informação: este conteúdo aqui neste blog está sendo trabalhado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição