Como desenvolver a técnica da mão direita e da mão esquerda no violão

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de como desenvolver a técnica da mão direita e da mão esquerda no violão para quem está iniciando zero neste momento musical.

Existem centenas de exercícios e estudos para desenvolver a técnica da mão direita e da mão esquerda no violão, e vamos listar algumas que achamos importantes para quem está iniciando os seus estudos neste instrumento musical.

Vamos gravar 6 podcast dando dicas de como trabalhar a mão direita e a mão esquerda no violão para quem está iniciando do zero.

Aperte o play para ouvir dicas do primeiro podcast.

Como ouvimos no podcast, os dedilhados são uma das melhores maneiras para que a pessoa consiga trabalhar a sua técnica, e com isso tocar as suas músicas preferidas no violão.

Vamos listar três dedilhados muito importantes para quem está iniciando do zero no violão.

Vamos aplicar esses dois acordes para trabalhar os três dedilhados a seguir.

C // G7 :] repetir

Dedilhado 1.

P – i – m – a 

Neste dedilhado, tocaremos com o dedo polegar da mão direita o baixo do acorde, e com o dedo indicador da mão direita a terceira corda do violão, com dedo médio da mão direita na segunda corda do violão, e com dedo anular da mão direita a primeira corda do violão.

Dedilhado 2.

P – a – m – i

Para esse dedilhado, iremos tocar com o polegar o baixo do acorde, com dedo anular a primeira corda do violão, com o dedo médio a segunda corda do violão, e com dedo indicador a terceira corda do violão.

Dedilhado 3.

P – i – m – a – m – i 

Neste dedilhado, tocaremos com o dedo polegar da mão direita o baixo do acorde, com o dedo indicador a terceira corda do violão, com o dedo médio a segunda corda do violão, com dedo anular a primeira corda do violão, voltando com dedo médio a segunda corda do violão, e terminaremos com dedo indicador na terceira corda do violão.

Observação: todo os toques com os dedos polegar, indicador, médio e anular, serão tocados  sem o apoio, quer dizer, beliscando as cordas do violão.

2 EXERCÍCIOS DE TÉCNICA PARA DESENVOLVER NA MÃO ESQUERDA NO VIOLÃO.

Para desenvolver a técnica na mão esquerda, iremos utilizar um exercício com movimentos ascendentes, e um exercício com o movimentos de descendentes.

Vamos ouvir o podcast com a dica do exercício a seguir.

Exercício com movimento ascendente utilizando os dedos 1 – 2 – 3 e 4 da mão esquerda.

Dedo 1 aperta primeira corda na primeira casa.

Dedo 2 aperta a segunda casa na primeira corda.

Dedo 3 apertará a terceira casa na primeira corda.

O dedo 4 apertar a quarta casa na primeira corda.

Este exercício deverá ser repetido da primeira até a sexta corda, e também correr o braço do violão para o agudo e depois retornando para o grave.

Exercício para técnica da mão direita com movimento descendente no violão.

Vamos ouvir o podcast com a dica de como trabalhar esse de exercício descendente no violão utilizando a mão esquerda.

Dedo 4 da mão esquerda aperta a quarta casa do violão na primeira corda.

Dedo 3 aperta a terceira casa na primeira corda do violão.

Dedo 2 aperta a segunda casa na primeira corda do violão.

Dedo 1 aperta a primeira casa na primeira corda do violão.

Mais uma observação importante: este movimento descendente, o estudante deverá ir colocando dedo por dedo, para que o exercício aconteça de maneira correta.

Dica: estes foram alguns estudos bem simples, mas que o iniciante colocando em prática diariamente, irá obter ótimos resultados.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição