Harmonia e improvisação no violão

Hoje iremos dar dicas de como trabalhar harmonia e improvisação no violão para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Aqui no blog, temos falado bastante a respeito desta ótima ferramenta que é a improvisação musical para os estudantes iniciantes conseguirem desenvolver a sua técnica e musicalidade com mais tranquilidade.

Antes de ver as dicas no vídeo que gravei a seguir, ouça este podcast que gravei com informações importantes para o estudante iniciante.

Como ouvimos na gravação deste podcast, não basta que a pessoa apenas decore um acorde ou uma escala, e sim, crie situações para desenvolver as frases musicais através dos acordes e das escalas que estiver estudando no violão.

ESCALAS E ACORDES PARA TOCAR NO VIOLÃO.

Vamos dar um exemplo na escala de dó maior, fazendo improvisação utilizando as notas do acorde.

Escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5) :]

Exemplo com o acorde de dó maior.

Para o acorde de dó maior, precisaremos  das notas: dó – mi – sol – podemos dobrar a nota ou a nota sol para montar o acorde, e neste caso não se dobra a nota mi por ser a terça do acorde.

Fazendo improvisação musical utilizando o acorde de dó maior como exemplo: C // toque o acorde. Agora toque as notas do acorde uma por uma misturando as: dó – sol – mi – dó – mi – sol – mi – sol – dó. 

Este exercício deverá ser aplicado para todos os acordes da escala de dó maior.

Tocando a escala de dó maior nota por nota.

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó .

Dica: a partir do momento em que o iniciante decorou a escala, é de suma importância que estude a mesma misturando as notas para educar o ouvido melodicamente.

Vamos agora tocar a escala de dó maior misturando as notas, e com isso criando frases musicais.

dó – sol – mi – lá – si – dó – ré – fá – mi – lá – sol – dó.

Observe que, tocamos a escala de dó maior, misturando as notas, e com isso criamos intervalos diferentes dentro da mesma.

Esta é uma maneira de estudar a escala e também praticar improvisação, que é uma das ferramentas essenciais para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical de quem está iniciando no violão ou mesmo em qualquer outro instrumento musical.

Se você está iniciando agora nos estudos do violão, pratique este exercício pelo menos alguns minutos diariamente, e logo irá observar os ótimos resultados.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição