É melhor aprender tocar violão com corda de aço ou corda de nylon

Hoje iremos dar dicas se é melhor aprender tocar violão com corda de aço ou corda de nylon, para quem está iniciando neste instrumento musical.

Às vezes existem algumas polêmicas em relação a aprender a tocar violão com corda de aço ou corda de nylon para quem está iniciando, e vamos esclarecer alguns pontos importantes.

Primeiro gostaria que você ouvisse esse podcast a seguir, onde dou algumas dicas a este respeito.

Como ouvimos no podcast, é de suma importância que,o orientador siga a vontade do aluno, mesmo porque se o iniciante deseja estudar violão com corda de aço e o orientador insiste que essa pessoa deverá estudar violão com corda de nylon, a consequência será a desistência, e não é isso que um professor deseja para o seu aluno.

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO COM CORDA DE AÇO.

Muitos iniciantes acham que a corda de aço deixa o som do violão mais alto, mas na verdade é preciso entender que, a diferença não está na altura, e sim no timbre que cada corda irá repercutir no violão.

Alguns orientadores, procuram incentivar o iniciante a estudar primeiro o violão utilizando a corda de nylon, para depois utilizar a corda de aço, mas esta é uma situação onde a opção sempre será do aluno iniciante.

Quando o professor indica um exercício, um estudo ou um tipo de corda para o iniciante começar os seus estudos, a pessoa poderá ter certeza de que, este orientador estará sempre pensando no melhor para o seu aluno.

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO COM CORDA DE NYLON.

Em relação a corda de nylon para quem está iniciando no violão, realmente facilita bastante devido ser uma corda um pouco mais macia, e com isso o iniciante não irá precisar apertar muito as cordas no braço do instrumento, e desta maneira fará menos esforços para desenvolver a sua técnica neste instrumento musical maravilhoso que em nosso caso é o violão.

Uma informação importante para o iniciante no violão.

Caso você já tenha um violão com corda de aço, procure não trocar essas cordas por nylon, porque o instrumento foi construído para o aço e não para o nylon.

Ao contrário também se aplica. Caso já possui um violão com corda de nylon, é de suma importância que não troque as cordas por aço, mesmo porque também o violão foi construído para suportar o nylon e não o aço.

Gostaria de deixar mais esta dica importante para você visitante de nosso blog.

Aqui no blog, temos várias dicas para quem está iniciando do zero, intermediário e também avançado nos estudos do violão.

Na lateral deste blog, temos as categorias, onde cada uma representa dicas com técnicas específicas para a pessoa estudar e se desenvolver neste instrumento musical.

Além das dicas para quem está iniciando nos estudos do violão, também temos podcasts, e dicas em vídeos, para facilitar os estudos de quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Resumo: se você deseja estudar violão com corda de aço, não tem nenhum problema em começar os seus estudos utilizando esta corda, e caso você também deseja utilizar a corda de nylon, também não terá nenhum problema, o importante é que, a pessoa começa os seus estudos e consiga aprender e tocar as suas músicas preferidas.

Se você gostou desse  conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição