Estudando a escala cromática no violão

Na dica de hoje, iremos aprender a tocar a escala cromática no violão utilizando a sexta, a quinta e a quarta corda como notas do baixo de cada acorde.

Antes de ver o vídeo a seguir, ouça primeiro este podcast com algumas dicas interessantes para você que está iniciando no violão.

Como ouvimos no podcast, trabalhar a escala cromática em toda a extensão do braço do violão, é de suma importância para que o iniciante não somente desenvolva a sua técnica, como também eduque o seu ouvido harmonicamente através dos intervalos de meio-tom ascendentes e descendentes.

COMO ESTUDAR A ESCALA CROMÁTICA NO VIOLÃO.

Vamos tocar a escala cromática usando os acordes maiores e os acordes menores, utilizando a extensão do braço do violão.

A // Am // A# // A#m // B // Bm // C // Cm // C# // C#m // D // Dm // D# // D#m // E // Em // F // Fm // F# // F#m // G // G#m // A // A#m :] repetir

Nesta escala cromática acima, começamos pelo o acorde de lá maior na quinta corda, e como estamos indo para o agudo, trabalhamos com o sustenido, que eleva o acorde, em meio em meio tom ascendente.

Vamos agora tocar esta mesma escala em movimento descendentes, utilizando o sinal de bemol, e começando com o acorde de lá maior na décima segunda casa do violão.

Escala cromática descendente.

A // Am // Ab // Abm // G // Gm // Gb // Gbm // F // Fm // E // Em // Eb // Bbm // D // Dm // Db // Dbm // C // Cm // B // Bm // Bb // Bbm // A // Am :] repetir

Como foi dito antes, quando estamos fazendo movimentos descendentes, utilizamos o símbolo do bemol.

COMO HARMONIZAR UMA MÚSICA E FAZER O ACOMPANHAMENTO UTILIZANDO A ESCALA CROMÁTICA.

Geralmente,utilizamos a escala diatônica maior e a escala diatônica menor para encontrar os acordes e fazer as harmonizações e os acompanhamentos musicais no violão ou em qualquer outro instrumento harmônico.

Acontece que: qualquer escala maior ou menor que estudamos, todos os acordes encontramos dentro da escala cromática, e por isso estudar e entender o funcionamento da escala mesma, é de suma importância para quem está iniciando os seus estudos musicais.

O instrumentista, se desejar, poderá utilizar somente a escala cromática para fazer os seus arranjos e os seus acompanhamentos musicais, basta que procure os acordes desejados dentro desta mesma.

Dica: é de suma importância que, o iniciante estude a escala cromática cantando o nome de cada acorde que estiver tocando, seja ele maior ou menor, para educar o ouvido harmonicamente e facilitar nos acompanhamentos musicais.

QUANTO TEMPO DEVO ESTUDAR DIARIAMENTE PARA SER UM BOM VIOLONISTA.

Esta é uma das primeiras perguntas que os iniciantes no violão ou em qualquer outro instrumento musical, fazem ao começar os seus estudos.

A verdade é que: a quantidade de horas estudadas por dia, não vai influenciar diretamente no aprendizado de um iniciante, e sim, a maneira com que essa pessoa estuda e analisa os exercícios.

Muita das vezes, a pessoa tem pouquíssimo tempo para estudar diariamente, mas devido a sua atenção e análises dos exercícios, consegue obter ótimos resultados.

A verdade é que: a resiliência nos estudos diários, e a análises com um objetivo a ser atingido,irá fazer com que a pessoa consiga dominar o instrumento e tocar as suas músicas preferidas com mais tranquilidade.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição