Estudo de solo combinado no violão

Na dica de hoje, iremos aprender estudo de solo combinado no violão para quem está iniciando do zero.

No estudo que iremos trabalhar hoje, o polegar da mão direita, terá um papel fundamental,onde o mesmo ficará todo o tempo fazendo arpejos nas cordas graves do instrumento que chamamos de baixo.

Nomenclatura dos dedos da mão direita no violão.

Dedo polegar = P

Dedo indicador = i

Dedo médio = m

Dedo anular = a

O dedo mínimo não iremos utilizar para tocar as cordas do violão.

Nomenclatura dos dedos da mão esquerda para apertar as cordas do violão.

Dedo polegar = P

Dedo indicador  1

Dedo médio = 2

Dedo anular = 3

Desde o mínimo = 4

A seguir gravei um vídeo dando as dicas de como praticar esse exercício, mas antes, gostaria que ouvisse este podcast com mais dicas a respeito do exercício no instrumento.

Aperte o Play para ouvir as dicas de como trabalhar o exercício no violão.

Como foi dito no podcast, o polegar da mão direita, irá trabalhar o dedilhando começando na sexta, quinta e quarta corda o tempo todo em que estivermos fazendo o exercício no violão.

Para fazer o exercício de solo no braço do instrumento, iremos utilizar apenas a primeira e a segunda corda do instrumento em toda a sua extensão, da primeira até a décima segunda casa.

ESTUDANDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL NO VIOLÃO.

Como sempre tenho dito aqui no blog, que trabalhar improvisação musical desde o início dos estudos, é uma ótima maneira para o iniciante desenvolver a sua musicalidade e a sua técnica instrumental.

A improvisação musical além de favorecer a percepção melódica e harmônica, também facilita para que no momento de um acompanhamento musical, o instrumentista consiga trabalhar frases, e com isso faz com que o seu arranjo fique agradável e bonito.

Dica: se você é um estudante iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento, procure trabalhar bastante a parte de improvisação, isto irá ajudar bastante no desenvolvimento técnico, instrumental e musical.

Tempo de estudo diário.

É de suma importância que, a pessoa reserve pelo menos alguns minutos dos seus estudos diários para praticar improvisação musical, isso irá facilitar na evolução dos estudos, e o estudante irá perceber os ótimos resultados em um curto espaço de tempo.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos (as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição