Técnica de harmonização no tom maior e menor

Em nossa dica de hoje, iremos aprender como harmonizar uma melodia usando o Tom maior e o Tom menor.

As duas sequências dadas abaixo nas imagens, estão construídas através das quartinas que são muito

O iniciante, pode testar cada uma dessas sequências, exatamente do jeito que elas estão construídas, em suas melodias e depois perceba o resultado.

Estas duas sequências harmônicas contida nas imagens a seguir, podem ser aplicada em milhares de músicas.

Não podemos dizer que, estas sequências irão encaixar em 100% de todas as músicas, mas com alguns ajustes, é possível tocar todas as músicas que você conheça.

Agora pegue o seu violão ou a sua guitarra ou mesmo qualquer outro instrumento que estiver estudando e vamos aos exercícios.

Sequência harmônica da imagem um. Tom de Lá Maior.

Sequência harmônica no tom de Si Menor.

Antes de aplicar estas sequências para fazer harmonizações de suas músicas, procure tocar várias vezes cada uma delas e cantar o nome de cada acorde para educar ouvido musicalmente.

Tente harmonizar o máximo de música possível, e que você conheça.

Como fazer harmonia e improvisação utilizando as sequências dadas nas imagens acima?

Dica: grave as sequências harmônicas dadas nas imagens acima e coloque para tocar, faça improvisação utilizando das escalas, respectivas de cada sequência.

Exemplo: você pode usar o seu celular para gravar os acordes das sequências harmônica maior, que em nosso caso é a escala de lá maior, e ficar fazendo improvisação em cima do que foi gravado.

A sequência de Si Menor funcionará da mesma maneira, a pessoa grava a sequência e depois toca a escala de Si Menor improvisando em cima da gravação dos acordes.

É de suma importância que, o estudante cante o nome dos acordes que estiver tocando, e também das notas melódicas quando estiver improvisando.

Caso você tenha dificuldade em cantar afinado e deseja aperfeiçoar a sua voz, indico as aulas do professor Márcio. Aulas de canto para amadores e profissionais.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor, José Conceição