Como utilizar números para aprender música

Na aula de hoje iremos falar a respeito de como utilizar números para aprender música e também tocar um instrumento musical que em nosso caso será o violão e a guitarra.

Na dica iremos focar no violão e na guitarra e entender como encontrar as notas musicais no braço destes instrumentos através da utilização dos números.

APRENDENDO A ENCONTRAR AS NOTAS MUSICAIS NO BRAÇO DO VIOLÃO E DA GUITARRA ATRAVÉS DOS NÚMEROS.

Primeira corda solta do violão e da guitarra = mi = 10

Segunda corda solta do violão e da guitarra = si = 20

Terceira corda solta do violão e da guitarra = sol = 30

Quarta corda solta do violão e da guitarra = ré = 40

Quinta corda solta do violão e da guitarra = lá = 50

Sexta corda solta do violão e da guitarra = 60 = mi

Observação: todas as numerações que contém o zero, correspondem às cordas soltas na guitarra e no violão.

Agora que o iniciante já sabe o nome e as numerações correspondentes às cordas soltas no braço do violão e da guitarra, iremos aprender as numerações correspondentes às notas presas no braço dos instrumentos.

Número 11: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a primeira corda na primeira casa dos instrumentos.

Número 12: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a primeira corda na segunda casa dos instrumentos.

Número 13: apertar com o dedo 3 da mão esquerda na primeira corda na terceira casa dos instrumentos.

Número 14: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na quarta casa dos instrumentos.

Número 15: apertar com o dedo 1 da mão esquerda na primeira corda na quinta casa dos instrumentos.

Número 16: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a primeira corda na sexta casa dos instrumentos.

Número 17: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a primeira corda na sétima casa dos instrumentos.

Número 18: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na oitava casa dos instrumentos.

Dica: para as cordas, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta, segue a mesma lógica da primeira corda.

Segunda corda presa começa com 21 // terceira corda presa começa com 31 // quarta corda presa começa com 41 // quinta corda presa começa com 51 // sexta corda presa começa com 61 :]

TOCANDO NO VIOLÃO E NA GUITARRA A ESCALA DE DÓ MAIOR UTILIZANDO NÚMEROS.

Tocar: 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 30 = sol // 32 = lá // 20 = si // 21 = dó // 20 = si // 32 = lá // 30 = sol // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré  // 53 = dó :] repetir

Exercício de improvisação  escala de dó maior.

Tocar: 53 – 42 – 40 – 43 – 42 – 30 – 32 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 42 – 43 – 42 – 40 – 53 :] repetir

Agora o estudante iniciante poderá trabalhar outras combinações numéricas no violão e na guitarra como exercício de improvisação musical.

TOCANDO A ESCALA DE LÁ MENOR NO VIOLÃO E NA GUITARRA UTILIZANDO O SISTEMA NUMÉRICO.

Tocar: 50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 31 = sol# // 32 = lá // 31 = sol# // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá :] repetir

Exercício de improvisação musical em lá menor.

Tocar: 50 – 53 – 42 – 40 – 43 – 32 – 31 – 43 – 42 – 40 – 43 – 42 – 40 – 53 – 40 – 53 – 52 – 50 :] repetir

É de suma importância trabalhar outras combinações numéricas no braço do violão e da guitarra, desta maneira o estudante estará criando frases musicais.

DICAS IMPORTANTES PARA INICIANTES NO VIOLÃO E GUITARRA.

Nesta aula de hoje, estamos falando de como utilizar  números para aprender música, e através do sistema numérico o iniciante conseguirá com mais tranquilidade encontrar as notas musicais no braço do violão e da guitarra.

Para quem está começando do zero em qualquer instrumento musical, é de suma importância que, utilize as notas das escalas maiores e menores para criar as frases musicais, e a partir do momento em que misturamos as notas, estaremos criando intervalos, e como consequência, também as frases.

Esta técnica de misturar as notas das escalas para criar as fases musicais, facilitará para educar o ouvido melodicamente.

Dica: pratique essas dicas pelo menos alguns minutos diariamente e logo irá receber os ótimos resultados.

Um breve resumo.

Aprender música através de números pode ser uma maneira eficaz e enriquecedora de iniciar sua jornada musical. Aqui estão algumas das vantagens de aprender música dessa maneira:

Compreensão da estrutura musical: Ao aprender música através de números, você pode entender melhor como as notas musicais são organizadas em uma estrutura musical. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões e relações entre notas e acordes, principalmente através do violão e da guitarra.

Facilidade de aprendizado: Aprender música através de números pode ser mais fácil para algumas pessoas do que aprender através de letras ou símbolos musicais. Além disso, se você já sabe ler e escrever números, pode ser mais fácil para você entender como a música funciona, isso não significa dispensar o aprendizado da partitura musical.

Flexibilidade: Ao aprender música através de números, você pode aplicar seu conhecimento a diferentes instrumentos e gêneros musicais. Isso pode tornar mais fácil para você se adaptar e aprender novas músicas.

Desenvolvimento da memória musical: Aprender música através de números pode ajudá-lo a desenvolver sua memória musical e a aplicar suas habilidades de leitura de partituras e tablatura.

Em resumo, aprender música através de números pode fornecer uma base sólida para seu desenvolvimento musical futuro e ajudá-lo a ter uma compreensão mais profunda da música através de qualquer instrumento musical.

Professor, José Conceição