Ritmo de samba canção

Ritmo de samba canção

O samba-canção é um dos subgêneros mais antigos e refinados do samba brasileiro. Ele surgiu na década de 1930, como uma vertente mais romântica e lírica do samba tradicional, sendo influenciado pelo bolero e pelo tango.

O ritmo do samba-canção é caracterizado por um andamento mais lento e suave em relação ao samba tradicional. Ele apresenta uma batida mais cadenciada, com um toque mais romântico e sentimental, valorizando a melodia e a letra da música.

O samba-canção é marcado pelo uso de acordes menores, que transmitem um clima de melancolia e nostalgia. A harmonia é mais sofisticada, com uma variedade maior de acordes e progressões harmônicas, o que o diferencia do samba tradicional, que costuma utilizar apenas acordes maiores e menores básicos.

Além disso, o samba-canção também é marcado pelo uso de instrumentos mais suaves, como o violão, o cavaquinho e o bandolim, e menos percussão em comparação com outros subgêneros de samba. A voz do cantor é outro elemento fundamental, que deve expressar a emoção e a sensibilidade da música.

Entre as principais características do samba-canção, estão a temática amorosa, a melodia suave e envolvente, e a presença de elementos da música romântica, como o uso de arranjos orquestrais e coros.

Entre os principais expoentes do samba-canção, estão nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dolores Duran, Ismael Silva, Maysa, entre outros. Esses artistas ajudaram a consolidar o samba-canção como um gênero musical importante e influente na música brasileira.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE SAMBA CANÇÃO?

O samba-canção é um subgênero do samba que se originou no Brasil na década de 1930. Entre os compositores mais conhecidos desse estilo musical estão:

Tom Jobim

Vinicius de Moraes

Dolores Duran

Adoniran Barbosa

Noel Rosa

Ary Barroso

Cartola

Nelson Cavaquinho

Elizeth Cardoso

Lupicínio Rodrigues.

Esses compositores criaram algumas das canções mais famosas do samba-canção e tiveram um grande impacto na música popular brasileira.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE SAMBA CANÇÃO?

O samba canção é um estilo musical brasileiro que surgiu na década de 1930 e se caracteriza por apresentar uma melodia mais lenta e letras geralmente mais melancólicas e românticas. Algumas das músicas mais conhecidas desse estilo são:

Ninguém Me Ama” – Antônio Maria

Volta” – Lupicínio Rodrigues

Conceição” – Jair Amorim e Dunga

Canção da Volta” – Ismael Netto e Antônio Maria

Chão de Estrelas” – Silvio Caldas e Orestes Barbosa

Pra que Discutir com Madame” – Haroldo Barbosa e Janet de Almeida

Último Desejo” – Noel Rosa

Dor de Cotovelo” – Lupicínio Rodrigues

Pela Décima Vez” – Silvio Caldas e Orestes Barbosa

Se Acaso Você Chegasse” – Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins

RITMO DE SAMBA CANÇÃO PARA INICIANTES NO VIOLÃO EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

O ritmo de samba – canção, é sem dúvidas um dos mais conhecidos e estudados principalmente no Brasil.

É quase impossível um iniciante em música não estudar esse ritmo tão conhecido e famoso.

O ritmo de samba – canção para quem está iniciando é de suma importância, mesmo porque este ritmo não oferece grandes dificuldades para tocá-lo, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Estudando o ritmo de samba – canção pelo menos alguns minutos diariamente em pouco tempo o iniciante irá observar os ótimos resultados.

Informação: o conteúdo deste artigo está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição