A linguagem musical do samba enredo

A linguagem musical do samba-enredo é caracterizada por uma combinação única de elementos rítmicos, melódicos e harmônicos que são específicos desse gênero musical. Essa linguagem é usada para compor os sambas-enredo que são apresentados pelas escolas de samba durante os desfiles de carnaval.

Os sambas-enredo têm uma estrutura musical bastante definida, com um refrão principal que é repetido várias vezes ao longo da música e que geralmente é acompanhado por um coro de vozes. Essa estrutura é conhecida como “refrão-tema” e é considerada a parte mais importante da música, já que é nela que se concentra a mensagem principal da escola de samba.

A linguagem musical do samba-enredo também é caracterizada por uma grande variedade de instrumentos percussivos, que são usados para criar ritmos complexos e altamente sincopados. Entre os instrumentos mais comuns estão o surdo, a caixa, o tamborim, o chocalho e o agogô, entre outros. Esses instrumentos são tocados em conjunto para criar uma batida forte e pulsante que é a marca registrada do samba-enredo.

Além dos elementos rítmicos, a linguagem musical do samba-enredo também é caracterizada por melodias marcantes e harmonias simples e diretas. As melodias costumam ser baseadas em escalas e modos musicais tradicionais, como a escala pentatônica e o modo mixolídio. As harmonias, por sua vez, são geralmente construídas a partir de acordes simples, como acordes de tríade e acordes de sétima.

Outro elemento importante da linguagem musical do samba-enredo é a presença de letras que fazem referência a temas relacionados à cultura brasileira, como lendas, mitos, personalidades históricas e manifestações folclóricas. Essas letras são compostas por poetas que são especialmente contratados pelas escolas de samba para criar letras originais e cativantes que reflitam a identidade e os valores da escola.

No geral, a linguagem musical do samba-enredo é uma síntese única de ritmos, melodias, harmonias e letras que são especificamente adaptados para a apresentação em desfiles de carnaval. Essa linguagem é uma parte importante da cultura musical brasileira e continua a evoluir e se transformar ao longo do tempo, com novos estilos e abordagens sendo incorporados a cada ano.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE SAMBA-ENREDO?

Existem muitos compositores de samba enredo talentosos e renomados no Brasil, mas alguns dos mais conhecidos e celebrados incluem:

Paulinho da Viola

Martinho da Vila

Cartola

Noel Rosa

João Nogueira

Alcione

Zeca Pagodinho

Arlindo Cruz

Dona Ivone Lara

Beth Carvalho

Jorge Aragão

Paulinho da Costa

Monarco

Candeia

Nelson Sargento.

Esses compositores tiveram um impacto significativo na história do samba e continuam a inspirar e influenciar novos músicos e compositores até hoje.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS DE SAMBA – ENREDO

O samba-enredo é um estilo de música popular brasileira especialmente associado aos desfiles de carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas das músicas mais conhecidas e famosas desse gênero incluem:

Aquarela Brasileira” – Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Paulo Brazão (1964)

Exaltação a Tiradentes” – Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola (1965)

O Amanhã” – Martinho da Vila (1976)

Sonhar com Rei Dá Leão” – João Nogueira e Paulo César Pinheiro (1977)

Festa para um Rei Negro” – Zé Kéti, Hélio dos Santos e Paulinho da Viola (1973)

Os Sertões” – Joãosinho Trinta (1989)

O Descobrimento do Brasil” – Geraldo Filme (1964)

Heróis da Liberdade” – Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Dona Ivone Lara (1972)

Kizomba, Festa da Raça” – Jorge Aragão, Neoci, Beto Sem Braço e Ubirany (1986)

Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós” – Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte (1989)

Essas são apenas algumas das músicas mais conhecidas e famosas de samba-enredo, e muitas outras composições importantes foram criadas ao longo dos anos para os desfiles de carnaval no Brasil.

ESTUDAR SAMBA-ENREDO PARA INICIANTES MÚSICA.

Como falamos em artigos anteriores aqui no blog a respeito de conhecer várias linguagens musicais para quem está iniciando os estudos, o samba-enredo é uma delas.

Mesmo que um estudante não se identifique com uma linguagem musical, conhecê-la é de fundamental importância para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical de quem está iniciando do zero em qualquer instrumento, seja ele melódico ou harmônico.

Quanto mais conhecemos as linguagens musicais, melhor será o enriquecimento do vocabulário musical.

Informação: o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição