A linguagem do samba partido alto

O samba partido alto é uma variação do samba brasileiro que se originou nos anos 1950 na região do Rio de Janeiro. Esta forma de samba é conhecida por sua improvisação, ritmo animado e letras engraçadas ou satíricas.

A linguagem do samba partido alto é caracterizada por um vocabulário próprio, com gírias, regionalismos e expressões populares. As letras são frequentemente compostas em versos curtos e simples, com refrões cativantes e repetitivos que encorajam a participação do público.

O samba partido alto é tocado em um ritmo mais acelerado do que o samba tradicional, com a percussão marcando forte presença. Os instrumentos típicos do samba partido alto incluem o pandeiro, o surdo, o tamborim, o agogô, o reco-reco e o cavaquinho.

As letras das músicas de samba partido alto abordam temas do cotidiano e da cultura popular brasileira, muitas vezes com um tom humorístico ou crítico. Algumas das características linguísticas do samba partido alto incluem:

Gírias e expressões regionais: o samba partido alto faz uso frequente de gírias e expressões populares regionais, que variam de acordo com a região do país. Por exemplo, a expressão “firmeza, mano” é uma saudação comum entre amigos na região do Rio de Janeiro.

Inversão de sílabas: outra característica da linguagem do samba partido alto é a inversão de sílabas nas palavras, conhecida como “sambizar”. Por exemplo, a palavra “favela” pode se transformar em “vela-fa”.

Repetição de palavras: as letras de samba partido alto frequentemente fazem uso da repetição de palavras, para enfatizar um ponto ou criar um ritmo cativante. Por exemplo, a música “Camarão que dorme a onda leva” repete a frase “onda leva” várias vezes ao longo da música.

Jogo de palavras: muitas letras de samba partido alto usam jogos de palavras e trocadilhos, criando um efeito humorístico ou poético. Por exemplo, a música “Tiro ao Álvaro” usa o nome Álvaro para criar uma rima com a palavra “disparo”.

Em resumo, a linguagem do samba partido alto é uma forma de expressão rica e criativa, que reflete a diversidade cultural e linguística do Brasil.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DO SAMBA PARTIDO ALTO?

O samba partido alto é um estilo de samba que surgiu nas rodas de samba do Rio de Janeiro na década de 1930, caracterizado por um ritmo mais livre e improvisado. Alguns dos compositores mais conhecidos desse gênero são:

Zeca Pagodinho: É um dos mais populares e respeitados compositores de samba partido alto. Entre suas músicas mais famosas estão “Deixa a Vida Me Levar”, “Vai Vadiar” e “Caviar”.

Arlindo Cruz: É um dos principais representantes do samba partido alto, tendo composto músicas como “O Show Tem Que Continuar”, “Meu Lugar” e “Batucada”.

Bezerra da Silva: Conhecido como “O rei do partido alto”, Bezerra da Silva é um dos maiores ícones do samba carioca. Algumas de suas músicas mais famosas são “Malandro é Malandro e Mané é Mané”, “Defunto Caguete” e “A Semente”.

Paulinho da Viola: Embora seja conhecido por compor sambas mais melancólicos, Paulinho da Viola também é um dos grandes nomes do samba partido alto. Algumas de suas músicas mais conhecidas são “Foi um Rio Que Passou em Minha Vida” e “Dança da Solidão”.

Martinho da Vila: Além de ser um dos principais representantes do samba-enredo, Martinho da Vila também é um dos grandes nomes do samba partido alto. Entre suas músicas mais famosas estão “Canta, Canta, Minha Gente”, “Disritmia” e “Mulheres”.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS DE PARTIDO ALTO?

O partido alto é um estilo musical popular na cultura brasileira, especialmente na região do Rio de Janeiro. Alguns exemplos de músicas famosas desse gênero incluem:

Pelo Telefone” – Considerada a primeira música de samba gravada, em 1917, é considerada um marco na história da música brasileira.

Trem das Onze” – Composta por Adoniran Barbosa, é uma das mais populares músicas de samba de todos os tempos, contando a história de um trabalhador que precisa pegar o trem das onze para não perder o último transporte público de São Paulo.

Madalena do Jucu” – Composta por Capitão Furtado e popularizada por Elis Regina, é uma música que conta a história de amor entre um pescador e uma moça de uma cidade do Espírito Santo.

Coisinha do Pai” – Composta por Jorge Aragão, é uma das músicas mais conhecidas do samba, contando a história de um pai que ensina seu filho a ter orgulho de suas origens.

Caciqueando” – Composta por Zeca Pagodinho, é uma música animada e dançante que fala sobre a alegria de estar em um baile de samba.

Saudades da Guanabara” – Composta por Martinho da Vila, é uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro, que foi a capital do Brasil até 1960.

Essas são apenas algumas das muitas músicas famosas de partido alto. Há muitas outras canções que se tornaram clássicos desse estilo musical e que fazem parte da cultura brasileira.

MÚSICAS DE PARTIDO ALTO PARA ESTUDANTES NO VIOLÃO NO CAVAQUINHO EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Caso o estudante deseje se especializar em ritmos, estudar música de partido alto  é uma excelente ideia para todos os iniciantes em qualquer instrumento musical.

Alguns estudantes podem achar que o ritmo de partido alto não é tão tranquilo para tocar, mas com paciência, perseverança e praticando pelo menos alguns minutos diariamente, em pouco tempo o estudante iniciante irá observar os excelentes resultados.

Para ter sucesso nos estudos de qualquer ritmo musical, não adianta estudar 8 horas em um só dia da semana e depois não pegar no instrumento para praticar, como foi dito antes, para ter sucesso, é de suma importância praticar nem que seja alguns minutos, mas todos os dias.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição