Qual o instrumento musical mais fácil para aprender a tocar

Muitas pessoas tem o desejo de aprender tocar um instrumento musical, e junto com o desejo de aprender, sempre vem a famosa pergunta: qual instrumento mais fácil para aprender a tocar?

Na dica de hoje iremos falar a esse respeito, se existe instrumento fácil ou difícil para aprender tocar.

A seguir gravei um podcast, dando dicas, e também falando a este respeito de instrumento fácil ou difícil para aprender a tocar, para quem está iniciando do zero.

Aperta o Play para ouvir as dicas e informações.

Existe sim, alguns instrumentos musicais que oferecem uma certa facilidade para quem está iniciando, aprender a tocar, mas não vou citar o nome de nenhum deles aqui, por questão de ética profissional.

Vou agora fazer um breve comentário a respeito do meu instrumento musical que é o violão.

Para muitas pessoas, o violão é um instrumento difícil para aprender tocar, mas também posso dizer que: mesmo aqueles instrumentos considerados mais tranquilos para aprender tocar, se a pessoa não treinar pelo menos alguns minutos diariamente, os mesmos se tornarão difíceis.

Com a minha experiência de muitos anos na didática do violão, posso afirmar o seguinte: quem faz qualquer instrumento musical ser difícil ou fácil para aprender, é o próprio estudante.

Não adianta se a pessoa possui o melhor instrumento musical e as melhores informações didáticas para estudar, se esta pessoa não treina pelo menos alguns minutos todos os dias.

DICA PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL.

Primeira dica: nunca procure um instrumento mais fácil para aprender, estude aquele que você realmente deseja aprender para tocar as suas músicas.

Segunda dica: quem determina se o instrumento é fácil ou difícil para aprender é o próprio estudante.

Terceira dica: jamais acumule muitos exercícios para estudar ao mesmo tempo, isso irá atrapalhar ao invés de ajudar no desenvolvimento técnico, instrumental e musical do estudante, seja no violão ou em qualquer outro instrumento harmônico ou melódico.

Quarta dica: pratica os exercícios e os estudos pelo menos alguns minutos diariamente.

Quinta dica: em estudo musical, a paciência é sinônimo de sucesso no aprendizado.

Aqui no blog, temos várias aulas para iniciante do zero, intermediários e avançados. Acesse a lateral deste blog e vá em categorias, onde estão listadas todas as aulas postadas aqui neste site.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição