Iniciar no violão clássico ou popular primeiro

Na dica de hoje, iremos falar a respeito desta dúvida que a maioria dos iniciantes tem ao começar estudar música, seja através do violão ou guitarra.

Outra dúvida muito comum, é também a respeito da linguagem musical, se primeiro deverá estudar o violão clássico para depois estudar o violão popular.

Veja que temos na verdade duas perguntas.

Respondendo à primeira pergunta, a respeito se primeiro é preciso estudar violão clássico para depois estudar o violão popular, a resposta neste caso é bem direta: o iniciante poderá iniciar os seus estudos no violão popular ou no violão clássico sem nenhum problema.

Ainda existe aquela ideia que, o iniciante primeiro deverá passar pelo violão clássico para depois estudar o violão popular, por que desta maneira facilitaria o aprendizado. com a nossa experiência de muitos anos na didática destes dois instrumentos musicais, podemos afirmar que, a pessoa poderá começar os seus estudos em qualquer um dos instrumentos sem nenhum problema, o que importa são os exercícios e a prática do dia a dia.

Na segunda pergunta, se o iniciante deverá estudar primeiro o clássico para depois estudar o popular, já foi meio que respondida, mas somente para afirmar, a pessoa poderá aprender clássico ou popular, depende do seu gosto musical.

Uma coisa que escutamos muito, é que, o violão clássico é mais fácil do que o violão popular, mas isso não é uma verdade absoluta, o que se torna um instrumento fácil ou difícil, é o próprio aluno com a sua dedicação diária.

Porque muitas pessoas desistem dos estudos musicais no meio do caminho?

Para responder esta pergunta, existem alguns fatores a serem considerados.

O primeiro fator: é colocar na cabeça do iniciante de que, para aprender um instrumento, primeiro precisa estudar outro instrumento.

Segundo fator: antigamente a nossa diversão era estudar música, pois não tinha tantas coisas como tem hoje para dispensar a nossa atenção.

Terceiro fator: não ter paciência para ir dominando aos poucos cada exercício.

Quarto fator: hoje em dia vivemos na era do imediatismo, e na música fica bastante difícil ser imediatista.

Quinto fator: o iniciante querer estudar várias músicas e exercícios ao mesmo tempo.

Sexto fator: não manter a disciplina de estudar pelo menos alguns minutos todos os dias.

Sétimo fator: esse é o mais complicado, que é, a pessoa achar que não tem dom, ou não tem jeito para aprender música.

Estes foram alguns detalhes, mas existe muitos outros.

Dica importante: se você tem vontade de aprender tocar um instrumento musical, seja ele violão, guitarra ou qualquer outro instrumento, vá em frente, e realize os seus sonhos de tocar um instrumento musical de sua preferência.

Observação: navegue em nosso blog para aprender todas as técnicas e montar o seu repertório musical.

Ao seu sucesso!

Professor José Conceição