Iniciantes na improvisação musical

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de iniciantes na improvisação musical, e as vantagens que esta ferramenta oferece para quem está começando os seus estudos do zero, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Nesta dica de hoje, teremos um vídeo explicativo de como a pessoa que está iniciando do zero, poderá se beneficiar da improvisação musical para o seu desenvolvimento técnico, instrumental e musical, de uma maneira mais tranquila.

A seguir o vídeo com as dicas.

Aperte o Play no vídeo para ver as informações a respeito da improvisação musical para quem está iniciando os seus estudos musicais no violão.

Como foi dito no vídeo, trabalhar a improvisação musical desde o início dos estudos, irá facilitar o aprendizado e também o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do aluno iniciante.

Através da improvisação musical, também fica mais fácil educar o ouvido musicalmente, devido a pessoa ter que ficar o tempo todo criando frases musicais.

DICA PARA COMEÇAR A TRABALHAR A IMPROVISAÇÃO NO INÍCIO DOS ESTUDOS MUSICAIS

A partir do momento em que, a pessoa já tem um certo dormindo da mão direita, e começa a estudar as escalas, então este é o momento de começar a praticar a improvisação musical.

No início, o iniciante deverá trabalhar escalas maiores e menores de apenas uma oitava, até conseguir ter um certo domínio das mesmas, tanto no movimento ascendente quanto no movimento descendente.

Para começar a prática de improvisação musical utilizando as escalas maiores e menores de uma oitava, a pessoa não deverá ficar tocando a escala ascendente e descendentemente o tempo todo, e sim estudar a mesma misturando as notas, desta maneira estará improvisando e criando frases musicais.

NESTA DICA DE HOJE, O NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL, É TRABALHAR A IMPROVISAÇÃO MUSICAL UTILIZANDO OS BAIXOS DO VIOLÃO ATRAVÉS DOS ACORDES

Vamos trabalhar o acorde maior com sétima maior, o acorde maior com sétima menor, e o acorde menor com sétima menor também.

Iremos usar as quatro notas da montagem do acorde, para tocar nos baixos do violão.

Primeiro acorde: G7M = notas, Sol, Si, Ré, F#

Segundo a corrente: G7 = notas, Sol, Si, Ré, Fá

Terceiro acorde: Am7 = Lá, Dó, Mi, Sol

Estes foram os acordes que trabalhamos na gravação do vídeo.

Esta técnica que mencionamos no vídeo anteriormente, é de fundamental importância não somente para desenvolver habilidade nos dedos na mão esquerda, como também trabalhar o toque e a técnica do polegar na mão direita.

Dica: pratique estes exercícios alguns minutos todos os dias, e logo irá perceber os ótimos resultados, mesmo se a pessoa for um completo iniciante no violão.

Espero ter ajudado com a dica de hoje. 

Professor, José Conceição

Se você gostou deixe o conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.