Harmonia fazendo na prática

Com mais esta dica de hoje, iremos trabalhar harmonia fazendo na prática, onde o iniciante aprende diretamente tocando em seu instrumento musical.

Saber toda a teoria e quais as notas que compõem cada acorde, é de suma importância, mas nada melhor do que tocar as sequências harmônicas e ir identificando cada acorde na prática.

Antes de tocar as sequências harmônicas das imagens a seguir, é interessante que o iniciante leia as informações para entender o contexto.

Com as duas sequências harmônicas dadas nas imagens a seguir, uma em Si maior e a outra em Sol sustenido menor, o estudante conseguirá harmonizar centenas de músicas com mais facilidade.

Em uma harmonização musical, a pessoa deverá conhecer a música que for fazer o arranjo, e também saber cantar a mesma, para facilitar a construção.

Antes de começar a fazer o arranjo de uma melodia específica, toque várias vezes cada sequência harmônica dada, para educar o ouvido musicalmente, e com isso facilitar a identificação de cada acorde no decorrer da harmonização musical.

É muito importante que o iniciante identifique, se a música está no tom maior ou no tom menor.

Agora vamos aos exercícios das sequências contidas nas imagens a seguir.

Sequência em si maior.

Sequência em sol sustenido menor.

Improvisando melodia utilizando os acordes aprendidos nas imagens acima.

Uma das maneiras interessantes para fazer improvisação utilizando cada acorde das sequências harmônicas, é o estudante inventar alguma melodia e tentar encaixar um acorde específico para a mesma.

Muita das vezes, o iniciante acha que para fazer improvisação, terá que ficar procurando notas e criando frases musicais apenas tocando no instrumento, mas podemos fazer também ao contrário, cantar melodias e fazer o acompanhamento no instrumento que estivermos estudando, seja ele violão, guitarra, piano, ou qualquer outro instrumento harmônico.

Pratique os exercícios, um pouquinho a cada dia, e faça bastante improvisação, desta maneira em pouco tempo irá perceber os ótimos resultados.

Falamos antes que, o iniciante deverá também improvisar cantando e se acompanhar no instrumento musical que tiver estudando, mas caso você acha que não consegue cantar afinado, indico as aulas de canto do professor Márcio. Aulas de canto para amadores e profissionais.

Espero ter ajudado com essa dica de hoje.

Professor, José Conceição