Harmonia e improvisação no violão e na guitarra

Vamos dar dicas de como fazer harmonia e improvisação no violão e na guitarra para quem está iniciando.

Existem muitas maneiras de aprender tocar um instrumento musical, e para quem está iniciando nos estudos do violão e da guitarra, a melhor forma para ter um desenvolvimento mais rápido é através da improvisação.

O iniciante deverá logo no início de seus estudos, começar a fazer improvisações, por que esta prática irá incentivá-lo a prosseguir nos estudos cada vez mais.

A improvisação baseia-se nos estudos das escalas, mas o estudante precisa ter em mente que, tudo que fazemos em músicas, utilizamos os intervalos maiores e menores.

Quais são as melhores escalas para começar a fazer improvisação no violão e na guitarra?

As escalas mais usadas para fazer improvisação, são as escalas pentatônicas e penta blues.

Uma escala muito usada por todos os improvisadores no mundo inteiro, é sem dúvida a escala pentatônica de lá menor.

É de suma importância que no início dos estudos, o iniciante aprenda de imediato a escala pentatônica de lá menor e a escala penta – blues para começar a fazer as suas improvisações.

Uma dica importante: a partir do momento que a pessoa aprende a tocar as escalas, não deverá ficar exercitando as mesmas para cima e para baixo o tempo todo, e sim misturando as notas, e isso fará com que o estudante desenvolva a parte instrumental e musical em menos tempo de estudos.

Aprendendo os primeiros acordes no violão e na guitarra.

Ao começar a estudar os acordes no violão e na quitarra, o estudante deverá aprender primeiro as posições mais simples, sem a pestana.

Para que os estudos dos acordes fluem mais rapidamente, o iniciante deverá praticar de 2 em 2 acordes tentando fazer a troca dos mesmos sem parar de tocar com a mão direita o ritmo.

Uma ótima sequência para começar a dominar os acordes são estas a seguir. C // Am // Dm // G7 // Em // sem fazer pestana.

Prática diária de estudos.

Muitas pessoas acham que para aprender tocar um instrumento musical é necessário praticar exercícios várias horas por dia, mas isso não é uma verdade absoluta.

Praticar exercícios várias horas por dia sem ter um objetivo específico, não vai adiantar muito, apenas irá deixar o iniciante cada vez mais ansioso.

Uma dica para estudo diário:

Pratique apenas alguns minutos mas todos os dias, isso irá fazer com que em pouco tempo a pessoa já terá conhecimentos suficiente para montar o seu repertório preferido.

Caso exista alguma dúvida,entre em contato através do formulário deste blog.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor José Conceição