Música o Cravo e a Rosa

Na dica de hoje, iremos estudar a música O Cravo e a Rosa para quem está iniciando do zero no violão.

A nossa intenção com esta música, O Cravo e a Rosa, é que, o iniciante que está começando agora os seus estudos musicais no violão, consiga tocar a sua primeira música em um espaço menor de tempo.

A seguir gravei um podcast, dando dicas de como a pessoa irá estudar essa música e tirar outras músicas de ouvido no violão.

Aperta o Play para ouvir as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, tocar e cantar o nome de cada acorde e também fazer improvisação, é de suma importância para o crescimento musical de quem está iniciando os seus estudos no violão ou qualquer outro instrumento harmônico ou melódico.

A seguir também gravei um vídeo na prática, com as dicas de como trabalhar esta música aplicando ritmos diferentes.

Você percebeu que, na gravação do vídeo, uma mesma música podemos aplicar ritmos diferentes, e isso facilita bastante para quem está iniciando os seus estudos no violão. 

DICA DE HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO.

Como já falamos em textos anteriores, a improvisação musical, é uma das ferramentas mais interessantes para quem está iniciando os seus estudos musicais, seja no violão ou em qualquer outro instrumento melódico ou harmônico.

Todo estudante iniciante do zero, deveria logo na primeira aula começar a trabalhar exercícios de improvisação musical no instrumento que estiver estudando, e esta é uma das dicas que eu sempre dou para os meus alunos.

É possível no início dos estudos no violão, trabalhar músicas bem simples e fazer improvisação em cima das mesmas, aplicando técnicas bem simplificadas para que o estudante consiga tocar no seu violão ou mesmo em outro instrumento que estiver aprendendo.

Dica: geralmente o estudante deseja aprender a tocar violão,e montar o seu repertório com as suas músicas preferidas, mas é de suma importância que, antes de começar a montar o seu repertório com músicas de seu agrado, a pessoa pratique exercícios técnicos em cima de músicas fáceis, como por exemplo, as músicas folclóricas, que também são bastante conhecidas e de fácil estudo no violão.

Uma dica preciosa para os iniciantes.

Se você que está iniciando agora nos estudos do violão, praticar pelo menos alguns minutos diariamente, em pouco tempo já irá perceber os ótimos resultados no domínio do instrumento.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição