Harmonia e improvisação no violão

Na dica de hoje,iremos falar de harmonia e improvisação no violão para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Vamos separar em duas partes. Primeiro falaremos de harmonia e depois de improvisação musical no violão.

A seguir gravei um podcast falando a respeito da harmonia e improvisação para quem está iniciando no violão, ou mesmo em qualquer outro instrumento harmônico.

Aperte o Play para ouvir como trabalhar a harmonia e a improvisação no violão para os iniciantes do zero.

Como ouvimos na gravação do podcast,a harmonia e a improvisação andam juntas, mas poderemos trabalhar as mesmas separadamente.

FALANDO DE HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO.

Dica 1: Podemos apenas trabalhar a parte da harmonia em acompanhamentos musicais, utilizando os acordes da escala.

Dica 2: também podemos utilizar apenas as notas de uma escala para fazer os solos e as improvisações musicais no violão.

Dica 3: poderemos também fazer os solos aliado aos acordes e construindo as nossas improvisações no violão ou em qualquer outro instrumento musical harmônico.

Dica para fazer improvisação musical.

Se você está iniciando agora, faça o seguinte: grava separadamente uma sequência harmônica como por exemplo, esta a seguir.

C // Am // Dm // G7 :] 

Repita várias vezes.

Agora que você gravou esta sequência harmônica e colocou para tocar, utilize a escala de dó maior para ficar improvisando em cima da mesma.

Escala de dó maior utilizando o sistema numérico.

Do = 53 // Ré = 40 // Mi = 42 // Fá = 43 // Sol = 30 // Lá = 32 // Si = 20 // Do = 21 // quanto a sequência de acorde que você gravou fica tocando, é importante que faça improvisação através desta escala de dó maior misturando as notas, isso irá fazer com que a pessoa consiga educar o seu ouvido harmonicamente e melodicamente através dos intervalos musicais.

FAZENDO IMPROVISAÇÃO NA ESCALA DE LÁ MENOR.

Grava esta sequência harmônica em lá menor, e fique tocando repetidamente várias vezes.

Am // A7 // Dm // E7 :] repetir várias vezes.

Vamos agora utilizar a escala de lá menor, tocando nota por nota, para fazer a improvisação em cima da sequência harmônica em lá menor dada anteriormente.

Escala de lá menor usando os números.

Lá = 50 // Si = 52 // Dó = 53 // Ré = 40 // Mi = 42 // Fá = 43 // Sol sustenido = 31 // Lá = 32 :] utilizar esta escala para fazer improvisação em cima da sequência harmônica de lá menor misturando as notas e criando intervalos musicais.

Resumo: esta foi uma dica simples e direta ao assunto, onde o iniciante irá dar os seus primeiros passos na parte de harmonia e improvisação, utilizando o violão.

Em relação as numerações: caso você ainda não saiba como encontrar os números no braço do violão, ACESSE AQUI

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição