É preciso primeiro aprender violão para depois aprender guitarra?

Embora o violão e a guitarra possuam algumas semelhanças, são instrumentos distintos, com diferenças significativas em termos de técnicas, afinação, estilo de tocar e timbre.

É verdade que aprender violão pode ajudar a construir uma base sólida para a aprendizagem da guitarra, especialmente no que diz respeito à técnica das mãos esquerda e direita. No entanto, não é necessário aprender violão antes de aprender guitarra.

Cada pessoa tem habilidades e interesses diferentes, então algumas pessoas podem preferir começar com guitarra, enquanto outras podem preferir começar com violão. A escolha dependerá do gosto musical, objetivos pessoais e recursos disponíveis para aprender.

O importante é buscar um bom professor ou utilizar materiais de estudo de qualidade, que possam guiar o aprendizado adequado do instrumento escolhido. Com dedicação e prática, é possível aprender tanto violão quanto guitarra e tocar bem qualquer um dos dois instrumentos.

É POSSÍVEL APRENDER SOZINHO O VIOLÃO OU A GUITARRA?

Sim, é possível aprender a tocar violão ou guitarra sozinho, mas pode ser mais desafiador do que aprender com um professor ou tutor. Com as ferramentas e recursos certos, é possível desenvolver habilidades básicas de tocar, aprender acordes, dedilhados e até mesmo tocar músicas completas.

Existem muitos recursos online, incluindo vídeos de tutorial, sites, aplicativos e fóruns, que podem ajudar no aprendizado do violão ou guitarra. No entanto, é importante lembrar que a prática constante é fundamental para melhorar a técnica e a habilidade de tocar, independentemente de aprender sozinho ou com um professor.

É recomendável que, se você optar por aprender sozinho, tenha paciência e dedicação, estude teoria musical e pratique diariamente. Além disso, é importante prestar atenção na postura e na técnica, para evitar lesões e desenvolver uma boa técnica de tocar. Se possível, peça a opinião de outros músicos e considere fazer aulas presenciais ou online com um professor, para obter orientação e feedback adequados.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS FÁCEIS PARA MONTAR UM REPERTÓRIO INICIAL PARA INICIANTES?

Existem diversas músicas que são ideais para iniciantes começarem a montar seu repertório. Algumas sugestões incluem:

Horse with No Name” – America

Wish You Were Here” – Pink Floyd

Knockin’ on Heaven’s Door” – Bob Dylan

Love Me Do” – The Beatles

Three Little Birds” – Bob Marley

Wonderwall” – Oasis

Blowing in the Wind” – Bob Dylan

Let It Be” – The Beatles

I’m Yours” – Jason Mraz

Tears in Heaven” – Eric Clapton

Músicas brasileiras.

Asa Branca” – Luiz Gonzaga

Aquarela” – Toquinho

Garota de Ipanema” – Tom Jobim

Pais e Filhos” – Legião Urbana

Eu Sei que Vou te Amar” – Tom Jobim

Trem das Onze” – Adoniran Barbosa

É Preciso Saber Viver” – Roberto Carlos

“O que É, o que É?” – Gonzaguinha

Chega de Saudade” – Tom Jobim

Como uma Onda” – Lulu Santos

Essas músicas têm acordes relativamente simples e são bastante populares, o que as torna uma ótima escolha para iniciantes. Além disso, muitas delas têm letras poéticas e melodias bonitas, o que pode ser uma fonte de inspiração e motivação para os músicos iniciantes.

DICA DE ESTUDO DIÁRIO PARA O VIOLÃO OU A GUITARRA.

Como foi dito anteriormente, não há necessidade de primeiro aprender tocar violão para depois aprender a tocar guitarra, isso depende muito do gosto de cada estudante.

Se a pessoa desejar aprender a tocar violão, ela começa pelo violão, caso a pessoa deseja aprender a tocar guitarra, então ela já pode diretamente começar os estudos na guitarra sem nenhum problema.

A verdade é que, a pessoa não precisa primeiro passar pelo instrumento para depois aprender um outro instrumento.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Observação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, é apenas para fins estritamente didáticos.

Professor, José Conceição