A linguagem da música instrumental

A linguagem da música instrumental refere-se ao uso de instrumentos musicais para se comunicar e expressar ideias, emoções e histórias sem o uso de palavras. É uma forma de linguagem que transcende as barreiras linguísticas e culturais, permitindo que pessoas de diferentes origens e idiomas possam compreender e se comunicar através da música.

Assim como as palavras em um idioma, as notas e os acordes em uma música instrumental possuem significado e podem ser combinados de diversas maneiras para criar diferentes mensagens musicais. Através da dinâmica, da articulação, da melodia, da harmonia e do ritmo, um músico pode transmitir uma ampla gama de emoções e sensações, como alegria, tristeza, tensão, relaxamento, entre outras.

A música instrumental também pode ser usada para contar histórias ou evocar imagens em nossas mentes, sem o uso de palavras. Por exemplo, uma peça musical que começa com notas lentas e suaves pode evocar a imagem de um amanhecer tranquilo, enquanto uma música rápida e frenética pode ser associada a uma cena de ação.

Além disso, assim como em um idioma, a música instrumental possui sua própria gramática e vocabulário. Os músicos devem aprender as técnicas e os padrões musicais para poderem comunicar efetivamente através da música instrumental. Isso inclui aprender escalas, arpejos, acordes, padrões rítmicos, ornamentações e outras técnicas que são usadas para criar e improvisar em músicas instrumentais.

Em resumo, a linguagem da música instrumental é uma forma de comunicação que usa instrumentos musicais para transmitir ideias, emoções e histórias sem o uso de palavras. É uma forma de linguagem que transcende as barreiras culturais e linguísticas, permitindo que as pessoas possam se comunicar e se expressar através da música.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE MÚSICAS INSTRUMENTAIS?

Existem muitos compositores conhecidos de música instrumental ao longo da história da música. Abaixo estão alguns dos compositores mais famosos:

Johann Sebastian Bach – Compositor barroco alemão conhecido por suas composições para teclado, música de câmara e orquestra.

Wolfgang Amadeus Mozart – Compositor clássico austríaco conhecido por suas sinfonias, concertos e sonatas.

Ludwig van Beethoven – Compositor clássico e romântico alemão conhecido por suas sinfonias, sonatas e quartetos de cordas.

Frédéric Chopin – Compositor romântico polonês conhecido por suas peças para piano.

Franz Liszt – Compositor romântico húngaro conhecido por suas peças virtuosas para piano.

Claude Debussy – Compositor impressionista francês conhecido por suas peças para piano e orquestra.

George Gershwin – Compositor americano conhecido por suas peças de jazz e musicais da Broadway.

Johann Strauss II – Compositor austríaco conhecido como o “Rei da Valsa”.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky – Compositor romântico russo conhecido por suas sinfonias, balés e óperas.

Antonio Vivaldi – Compositor barroco italiano conhecido por suas obras para violino e orquestra, especialmente suas “Quatro Estações”.

QUAIS AS MÚSICAS INSTRUMENTAIS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS?

Existem muitas músicas instrumentais famosas e conhecidas, algumas delas são:

Cânone em Ré Maior” de Johann Pachelbel

Sinfonia nº 40” de Wolfgang Amadeus Mozart

O Lago dos Cisnes” de Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Clair de Lune” de Claude Debussy

Bolero” de Maurice Ravel

A Dança do Quebra-Nozes” de Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Ária na Corda Sol” de Johann Sebastian Bach

Quatro Estações” de Antonio Vivaldi

Adagio para Cordas” de Samuel Barber

O Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns.

Essas são apenas algumas das muitas músicas instrumentais famosas e populares. A escolha das mais conhecidas pode variar de acordo com a época e região do mundo em que se vive, além dos gostos e preferências pessoais.

REPERTÓRIO MUSICAL COM MÚSICA INSTRUMENTAL PARA INICIANTES.

As músicas que foram listadas anteriormente, exigem um grau maior de técnica para trabalhar as mesmas em qualquer instrumento musical.

A partir do momento em que o estudante iniciante já tenha uma certa habilidade técnica em seu instrumento musical, já poderá ir trabalhando algumas peças com grau maior de dificuldade em suas construções.

O mais importante não é estudar várias peças ao mesmo tempo, e sim, ir trabalhando uma por uma até conseguir montar um repertório considerável.

Informação: todo este conteúdo está sendo trabalhado neste texto aqui neste blog, apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição