Duas sequências harmônicas tops para os iniciantes fazerem acompanhamentos musicais

Na dica de hoje iremos falar a respeito de duas sequências musicais tops para os iniciantes fazerem acompanhamentos musicais de uma maneira mais prática.

Todos nós músicos, sabemos que para fazer uma boa harmonização de uma melodia, dependemos não somente do conhecimento teórico, mas principalmente do ouvido musicalmente educado.

Muitos iniciantes sempre perguntam se existe uma sequência harmônica lógica para fazer os acompanhamentos musicais, e a resposta sempre é a mesma, para que façamos um bom acompanhamento musical, precisamos que o nosso ouvido esteja educado musicalmente.

Existe sim, alguma sequência harmônica que por incrível que pareça, encaixa perfeitanente em várias músicas, e muitos músicos até mesmo os profissionais em algum momento utilizam desta estratégia.

Existem várias estratégias, mas vamos aqui falar somente de duas para você que está iniciando aplicar no seu dia a dia e em suas harmonizações musicais.

Aperte o Play para ouvir a gravação.

Vamos usar a tonalidade de dó maior e lá menor como exemplo.

Primeiro exemplo em dó maior .

Sequência muito usadas e encaixa em centenas de músicas . Toque: C // G // Am // F // C // nesta sequência usamos os graus 1,5,6,4, da escala de do maior. Para tocar em outra tonalidade,basta fazer o transporte.

Segunda sequência em lá menor.

Esta também é outra Sequência no tom menor onde se aplica em em centenas de músicas.

Segundo exemplo em lá menor :

Am // E7 // F // Dm // Am // nesta sequência usamos os gráus 1,5,6,4, para tocar em outras tonalidades, basta fazer o transporte.

Mesmo sabendo que estas duas tonalidades maiores e menores encaixam em centenas de músicas, precisamos sempre estar atento com a educação do nosso ouvido musicalmente, para a percepção de cada acorde e para fazer a troca dos mesmos no momento correto.

Gostaríamos de lembrar que, para fazer bons acompanhamentos precisamos de conhecimentos teóricos, e do ouvido educado musicalmente, através dos exercícios perceptivos diariamente.

Antes de começar aplicar estas sequências em suas músicas, pratique as, várias vezes até conseguir perceber cada acorde em sua sequência harmônica.

Como de costume uma dica de improvisação musical.

Grave cada uma dessas sequências no seu celular ou em qualquer outro aparelho, e coloque para tocar os acordes e faça improvisações em cima dos mesmos, ou chame um amigo ou uma amiga para tocar a sequência harmônica dadas acima e faça improvisações alternada, em um momento você toca, em outro momento a pessoa faz a improvisação e você faz o acompanhamento, este é um excelente exercício para o desenvolvimento técnico e musical da pessoa que está iniciando nos estudos de qualquer instrumento musical.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, Jose Conceição