Como iniciar no violão e não desistir

Vamos falar de como iniciar no violão e não desistir de aprender este

Por que muitas pessoas amam esse instrumento, começa a estudar e desistem no meio do caminho?

Respondendo a esta pergunta acima: podemos afirmar que, em muitos casos o desinteresse acontece por motivos estritamente didáticos.

E quais são esses motivos didáticos que fazem com que o estudante desiste de aprender tocar violão?

Em primeiro lugar, o que faz o aluno ter o desânimo, é a repetição do mesmo exercício por muito tempo.

Segundo lugar: o aluno percebe que não está progredindo nos estudos e isso faz com que o mesmo desanime e acaba desistindo.

Terceiro lugar: o iniciante pega exercícios muito avançados logo no início, e por não conseguir dominá-los, acaba também desanimando, e isso acontece bastante.

Quarto motivo: o iniciante começa os seus estudos com a ideia de tocar as músicas de seu interesse, mas por motivos te técnica inicial, é necessário que o mesmo estude outras músicas mais simples, e isso também é um fator desanimador para o aluno.

Existem também muito outros fatores, e podemos citar alguns deles. Existem alunos que querem aprender a tocar um instrumento musical, mas na verdade eles não querem praticar pelo menos alguns minutos todos os dias.

Como resolver este problema, e manter o iniciante incentivado para levar em frente os seus estudos, e

Respondendo a mais esta pergunta: a primeira dica é o seguinte: se o aluno vai ter aula presencial com um professor, o mesmo deve expor para o seu orientador todos os seus desejos musicais e as suas intenções, desta maneira o professor conseguirá identificar quais são os melhores estudos e exercícios para que o iniciante tenha sucesso no aprendizado.

O importante em um estudo musical, seja ele em qual instrumento for, o iniciante deverá praticar alguns minutos todos os dias, sem precisar ficar horas e horas praticando exercícios.

Praticando harmonia e improvisação todos os dias.

A prática da improvisação, é uma das melhores maneiras para que o iniciante aprenda a tocar o seu instrumento musical com mais tranquilidade.

Quando o iniciante aprende a sua primeira escala no violão ou mesmo em outro instrumento que estiver estudando, o conselho é, não fique tocando escala para cima e para baixo, estude a mesma misturando as notas, isso irá ajudar no desenvolvimento instrumental e musical.

Fazendo improvisação através dos intervalos da escala, o estudo fica bem mais agradável fazendo com que a pessoa não desista, e leve o seu aprendizado até o fim.

Outra coisa também que dificulta um pouco para quem está iniciando, é quando chega na famosa pestana, mas todo iniciante deverá primeiro aprender os acordes mais simples e que não exige a Pestana, para depois começar a estudar – lá, mas aos poucos, até conseguir dominar completamente a mesma.

Uma dica extra: estude apenas alguns minutos, mas todos os dias, isso irá fazer que, em

Dúvidas,entre em contato através do formulário deste blog.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor, José Conceição