Como dominar ritmos no violão

Na dica de hoje, iremos entender como dominar ritmos no violão de uma maneira que irá facilitar para quem está iniciando os estudos musicais neste instrumento maravilhoso.

Uma das grandes dificuldades que o iniciante tem no início de seus estudos violonísticos, é sem dúvidas o domínio do ritmo com a mão direita.

O que fazer para conseguir dominar o ritmo com a mão direita, para conseguir fazer a troca dos acordes sem precisar parar de tocar o violão?

Existem várias maneiras de exercícios para a prática diária, até que o iniciante consiga dominar a técnica da mão direita.

Uma dessas técnicas, é a pessoa executar o ritmo como a mão direita executando, uma batida ou um dedilhado, mas sem parar de tocar na hora de fazer a troca dos acordes, mesmo se errar o posicionamento dos dedos da mão esquerda na mudança dos mesmos.

A seguir gravei um vídeo dando dicas para o iniciante conseguir dominar o ritmo na mão direita, e efetuar a troca dos acordes em um acompanhamento musical com mais tranquilidade.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como foi observado no vídeo, existe algumas maneiras para dominar a técnica da mão direita e conseguir fazer a troca dos acordes quando estiver executando o acompanhamento de uma música no violão.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS PARA PRATICAR OS EXERCÍCIOS COM A MÃO DIREITA

Para treinar a mão direita com a mudança dos acordes, iremos indicar algumas sequências harmônicas.

Vamos trabalhar de dois em dois acordes.

Sequências em dó maior.

  1. C // G7 :]
  2. C // F :]
  3. C // Am :]
  4. C // Dm :]
  5. C // Em :]

Sequências em lá menor.

  1. Am // E7 :]
  2. Am // Dm :]
  3. Am // G7 :]
  4. Am // F :]
  5. Am // C :]

Para dominar a técnica da mão direita e mão esquerda sem precisar ficar parando no meio de um acompanhamento musical, o iniciante deverá praticar esses exercícios pelo menos alguns minutos todos os dias, desta maneira em pouco tempo irá conseguir fazer os seus acompanhamentos musicais e também a troca dos acordes com uma certa facilidade.

Dica: nunca desista dos seus sonhos de aprender tocar violão. Siga em frente sempre.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.