3 dedilhados de 8 notas para tocar no violão

Na dica de hoje iremos aprender 3 dedilhados de 8 notas para tocar no violão.

Estes dedilhados de oito notas, são um pouco avançados para quem está iniciando do zero no violão, mas com um pouco de paciência e perseverança, a pessoa consegue tocá-los de uma maneira tranquila.

Existe um ditado que diz o seguinte, a alma do violonista está na sua mão direita, e nada melhor do que os dedilhados para dominar esta técnica, fazendo com que a pessoa consiga tocar músicas do passado e também músicas modernas.

A seguir, gravei um vídeo dando dicas de como estudar estes dedilhados de 8 notas no dia a dia de quem está iniciando do zero ou mesmo para quem já tem um certo conhecimento do instrumento, que em nosso caso é o violão.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como foi mencionado neste vídeo, os dedilhados de oito notas, são bastante usados em acompanhamentos musicais.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS PARA APLICAÇÃO DOS DEDILHADOS DE OITO NOTAS NO VIOLÃO

Vamos dar dicas de algumas sequências harmônicas mais usadas em acompanhamentos musical, usando o violão ou em qualquer outro instrumento de harmonia.

No vídeo usamos apenas dois acordes no tom maior e no tom menor para praticar os exercícios. Agora vamos incluir sequências harmônicas utilizando mais acordes da escala maior e menor.

Sequência 1: em dó maior.

C // Em // F // C // G7 :]

Sequência 2: em dó maior.

C // Am // Dm // G7 :]

Sequência 3: em dó maior.

C // F // C // G7 :]

Sequência 4: em dó maior.

C // G7 // C // C7 // F // C // G7 :]

Sequência 5: em dó maior.

C // F // Dm // G7 :]

AGORA VAMOS APLICAR OS DEDILHADOS DE OITO NOTAS NO TOM MENOR

Sequência 1: lá menor

Am // E7 // Am // A7 // Dm // E7 :]

Sequência 2: lá menor

Am // Dm // E7 :]

Sequência 3: lá menor

Am // G7 // F // E7 :]

Sequência 4: lá menor

Am // F // E7 :]

Sequência 5: lá menor

Am // Dm // F // E7 :]

Estas sequências maiores e menores, são bastante usadas em acompanhamentos musicais, tanto em músicas tradicionais quanto em músicas moderna.

Estas sequências acima, estão na tonalidade de dó maior e de lá menor, mas o estudante deverá praticar sequências também em outras tonalidades maiores e menores.

Dica: o estudante iniciante, deverá dominar os dedilhados de oito notas, e depois aplicar os mesmos nas sequências harmônicas. É de suma importância que a pessoa procure músicas conhecidas e tente encaixar os dedilhados com as sequências harmônicas dadas, desta maneira irá educar ouvido musicalmente, facilitando o acompanhamento musical, sem precisar ficar o tempo todo olhando as cifras e tablaturas.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor José Conceição

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.