Tocando duas músicas diferentes com os mesmos acordes

Na dica de hoje, iremos tocar duas músicas diferentes com os mesmos acordes na tonalidade menor.

As duas músicas que iremos tocar, são as músicas Terezinha de Jesus e Nesta rua, que utilizaremos dos mesmos acordes para fazer o acompanhamento das mesmas.

Veja no vídeo a seguir as dicas de como tocar estas duas músicas utilizando a mesma sequência harmônica no violão.

Como percebendo na dica que foram dadas no vídeo, com uma mesma sequência harmônica conseguiremos tocar várias músicas diferentes, e isso é bastante interessante para quem está iniciando nos estudos deste instrumento musical.

SEQUÊNCIA HARMÔNICA NA TONALIDADE MENOR

A sequência harmônica de lá menor que utilizamos para tocar as músicas Terezinha de Jesus e Nesta Rua, são estas a seguir.

Sequência na tonalidade de lá menor.

Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Estes foram os acordes que utilizamos para tocar as duas músicas.

Uma observação importante: podemos utilizar os mesmos acordes para tocar várias músicas diferentes, mas isso não quer dizer que, os mesmos acordes estarão na mesma ordem, e quem vai dizer a ordem dos mesmos é o nosso próprio ouvido,no momento em que estivermos fazendo um acompanhamento musical. 

COMO DESCOBRIR O RITMO DE UMA MÚSICA?

Em relação ao ritmo de uma música, devemos observar a seguinte situação: se desejarmos tocar a música com o ritmo idêntico da gravação, neste caso precisamos ouvir várias vezes e tentar tirar o ritmo de ouvido para aplicar na mesma.

Uma outra situação: para tocarmos e cantarmos uma música, não precisamos utilizar o mesmo ritmo da gravação, e sim, criar o nosso próprio ritmo ou utilizar aqueles que já sabemos e tentar encaixar na melodia da melhor maneira possível.

É de suma importância que, o iniciante toque músicas com ritmos personalizados, isso irá fazer com que o aprendizado seja bem mais agradável.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos (as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição