Estudos descendentes para combinação dos dedos na mão esquerda no violão

Na dica de hoje iremos trabalhar estudos descendentes para combinação dos dedos na mão esquerda para os iniciantes no violão e também na guitarra.

Na dica anterior, eu falei sobre os movimentos ascendentes em relação as combinações dos dedos na mão esquerda. Veja aqui.

Para a combinação dos dedos da mão esquerda em movimentos ascendentes, o estudante mantém os dedos nas cordas do violão, e no movimento descendente que é o nosso caso de hoje, os dedos serão posicionado um de cada vez, onde tocamos um dedo e tiramos o mesmo para que o próximo possa tocar ou apertar a corda.

Veja no vídeo a seguir, como fazer os exercícios em movimentos descendentes no violão.

Como percebemos no vídeo, estes movimentos descendentes,facilitam bastante para o desenvolvimento técnico de quem está iniciando os seus estudos musicais neste instrumento, que em nosso caso é o violão.

EXERCÍCIO DE COMBINAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO ESQUERDA NO VIOLÃO EM MOVIMENTOS DESCENDENTES.

Primeiro exercício: tocar com os dedos 2 e 1 da primeira corda até a sexta, e correr o braço do instrumento violão.

Segundo exercício: tocar com os dedos 3 e 2 da primeira corda do violão até a sexta, e correr o braço do instrumento para o agudo e voltando para o grave.

Terceiro exercício: tocar com os dedos 4 e 3 em movimento descendentes, da primeira até a sexta corda do violão e correr braço do instrumento.

Quarto exercício: tocar com os dedos 3 e 1 da primeira até a sexta corda do violão, e também correr o braço do instrumento.

Quinto exercício: tocar com os dedos 4 e 2 da primeira até a sexta corda, correndo o braço do violão.

Sexto exercício: tocar com os dedos 4 e 1 da primeira corda até a sexta, e correr o braço violão em toda a sua extensão.

COMO PRATICAR ESTES EXERCÍCIOS DIARIAMENTE PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NOS ESTUDOS DO VIOLÃO.

Como são vários exercícios, o iniciante no violão, deverá ir trabalhando um por um em seu dia a dia, e aos poucos adicionar outros até completar todas as sequências.

Observação importante: como estes exercícios são apenas para o desenvolvimento técnico do iniciante, é de suma importância que, reserve apenas alguns minutos para praticar os mesmos todos os dias, e o restante do tempo trabalhar as suas músicas preferidas.

Objetivo de quem estuda um instrumento musical, é tocar as suas músicas preferidas, mas para isso também existe a importância de dominar minimamente a técnica do instrumento, que em nosso caso é o violão.

E você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos (as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição