Aprender a tocar violão

Aprender violão – hoje iremos falar a respeito de como aprender tocar violão, e várias outras dicas importantes para o iniciante.

Aprender violão sozinho – esta é uma pergunta que sempre me fazem, a respeito de aprender tocar esse instrumento musical.

É possível sim aprender tocar violão sem a orientação de um professor. Acontece que, com a orientação de um professor, seja fisicamente ou pela internet, o aprendizado é bem mais rápido.

Aprender tocar violão sozinho, o iniciante deverá tomar vários cuidados para não adquirir vícios de aprender errado e futuramente ter problemas para corrigi-los.

Dica 1) a primeira coisa que um iniciante no violão ou na guitarra deva saber, é a nomenclatura da mão direita e mão esquerda.

Nome dos dedos da mão direita: dedo polegar = P – dedo indicador = i – dedo médio = m – dedo anular = a – o dedo mínimo a gente não usa para tocar as cordas do violão e guitarra.

É muito importante saber as letras correspondente a cada dedo da mão direita, mesmo porque já chegou aluno para mim que tocava razoavelmente bem, mas não sabia a nomenclatura da mão direita e nem da mão esquerda.

você deseja também aprender guitarra? Veja as informações aqui.

Porque é importante saber a nomenclatura de mão direita e mão esquerda? A importância do conhecimento, é para facilitar no momento da digitação dos dedos para tocar as cordas do instrumento musical.

Como aprender violão?

Respondendo a esta pergunta: se você está iniciando agora e nem mesmo ainda comprou o seu violão para começar, é de suma importância que decore as letras correspondentes aos dedos da mão direita, e os números correspondentes aos dedos da mão esquerda que são: polegar, indicador = 1 – dedo médio = 2 – dedo anular = 3 – dedo mínimo = 4.

Resumindo:

Mão direita = P – i – m – a

Mão esquerda = 1 – 2 – 3 – 4

Como aprender violão sozinho – para aprender violão sozinho (a), primeiro a pessoa precisa aprender afinar o instrumento, mesmo porque, nunca devemos tocar um exercício ou, uma música com o violão desafinado. Domine primeiro um dedilhado de 4 notas na mão direita, e depois aplique este dedilhado em apenas dois acordes sem pestana, como por exemplo: C // G7 //

Observação: navegue na lateral deste blog, e vá em categorias, onde estão listadas todas as dicas para você aprender tocar violão do zero.

Aprender violão fácil – esta é outra pergunta que sempre acontece também. Na verdade, aprender tocar violão não é difícil como muitas pessoas pensam, basta que: o iniciante pratique alguns minutos todos os dias, até conseguir dominar cada exercício.

Muitos iniciantes ficam anciosos para tocar rápido, e isso costuma atrapalhar bastante o desenvolvimento técnico, instrumental e musical da pessoa.

Aprender violão do zero – já aconteceu de chegar alunos para mim e dizer o seguinte: eu quero aprender tocar violão mas tem um problema, eu não não sei nada de violão. Veja, se a pessoa não sabe nada de violão, esta pessoa também não tem nenhum vício de tocar errado, e fica muito mais fácil aprender a tocar o instrumento corretamente, então não saber nada de violão, não é um problema.

Aprender violão online – no meu tempo de estudante de música, não existia internet e muito menos, curso, aulas, e dicas para aprender tocar violão online. Mas podemos afirmar que: é possível sim, aprender tocar violão online de maneira correta.

Aprender violão iniciante – como dissemos anteriormente, o iniciante deverá seguir um passo a passo, e praticando alguns minutos todos os dias. No início evitar pegar exercícios complicados e sim, ir praticando os estudos mais simples possíveis, e aos poucos ir aumentando o grau de dificuldade.

Para saber mais de como aprender corretamente violão estudando pela internet, Acesse aqui.

Espero ter ajudado com as informações de hoje.

Professor, José Conceição