Emílio Pujol Violonista e Compositor Espanhol

Emilio Pujol Vilarrubí (1886-1980) foi um violonista e compositor espanhol, conhecido por seu trabalho em preservar e divulgar a tradição musical espanhola para o violão clássico. 

Ele nasceu em Lérida, na Catalunha, e começou seus estudos de guitarra com seu pai, que era músico e professor de violino.

Pujol estudou no Conservatório de Barcelona e, mais tarde, com Francisco Tárrega, um dos maiores violonistas da história do instrumento. 

Ele se tornou um dos principais discípulos de Tárrega e, em sua carreira, tocou em todo o mundo, incluindo apresentações em Nova York, Paris, Londres e Moscou.

Além de sua carreira como violonista, Pujol foi um importante pesquisador e transcritor de música espanhola antiga para o violão. 

Ele publicou várias coleções de arranjos e transcrições de obras históricas, incluindo a “Colección de obras de guitarra antiguas” e a “Biblioteca Hispanica de la Guitarra”.

Pujol também compôs suas próprias obras para o violão, muitas delas inspiradas na música espanhola, incluindo peças como “Guajiras”, “Farruca”, “Sevillanas”, “Canción de cuna” e “El Abejorro”. 

Suas obras são conhecidas por suas melodias líricas, harmonias refinadas e técnicas avançadas.

Emilio Pujol é considerado um dos maiores violonistas e estudiosos do instrumento no século XX e sua contribuição para a música espanhola para violão é inestimável. 

Seu legado é lembrado até hoje, tanto por suas próprias composições quanto por suas transcrições e arranjos de música antiga, que continuam a influenciar os músicos de violão em todo o mundo.

OBRAS MUSICAIS DO COMPOSITOR E VIOLONISTA EMILIO PUJOL.

Emílio Pujol foi um destacado compositor e violonista espanhol do século XX, considerado um dos mais importantes estudiosos da história e técnica do violão clássico. 

Entre as suas obras musicais mais conhecidas, destacam-se:

“Escuela Razonada de la Guitarra” (Escola Racional do Violão): trata-se de um método de estudo do violão que é considerado uma das obras mais importantes de Pujol. 

É uma coleção de seis volumes que aborda tanto a técnica quanto a história e a teoria do violão.

“Piezas Españolas para Guitarra” (Peças Espanholas para Violão): coletânea de peças para violão que inclui obras de compositores espanhóis como Fernando Sor, Francisco Tárrega e Isaac Albéniz, além de algumas composições próprias de Pujol.

“Canciones Populares Catalanas” (Canções Populares Catalãs): uma coleção de canções folclóricas da região da Catalunha, na Espanha, arranjadas por Pujol para violão.

“Guitar Music of Cuba” (Música de Violão de Cuba): coleção de arranjos para violão de músicas tradicionais cubanas, como “Guajira” e “Danza Lucumí”.

“El Abejorro” (O Zangão): uma das peças mais conhecidas de Pujol, é uma tarantela rápida e virtuosística que é frequentemente tocada por guitarristas em recitais.

Além dessas obras, Pujol também escreveu diversas transcrições e arranjos para violão de obras de outros compositores clássicos, como Bach, Mozart e Scarlatti. 

Sua obra como compositor e estudioso do violão foi fundamental para o desenvolvimento e difusão do repertório do violão clássico.

METODOLOGIA DA ESCOLA PARA VIOLÃO DO COMPOSITOR E VIOLONISTA ESPANHOL EMÍLIO GURJOL.

Além do vasto material didático para violão do compositor Espanhol e Emilio Pujol, em seu método de ensino o mesmo focava muito na técnica com o apoio da mão direita no violão para fazer as escalas, e também aplicando em alguns casos o apoio até mesmo nos dedilhados.

Existem de didátas do violão que preferem trabalhar os dedilhados na mão direita utilizando apenas o toque sem o apoio, que não é o caso de Emilio Pujol, onde o mesmo em seu método utiliza para a técnica da mão direita o apoio constantemente.

É de suma importância conhecer a didática de Emilio Pujol para o violão, e com isso o estudante enriquecerá não somente o seu repertório musical mas também a parte técnica do instrumento.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição