Francisco Tárrega violonista do período romântico

Francisco Tárrega (1852-1909) foi um guitarrista e compositor espanhol que é amplamente considerado como uma figura seminal na história do violão clássico

Ele é conhecido por ter contribuído para o desenvolvimento da técnica e do repertório do violão, além de ter estabelecido novos padrões para a performance e a composição para esse instrumento.

Tárrega nasceu em Villa-real, Espanha, e começou a tocar violão aos seis anos de idade. 

Ele estudou em Valência e depois em Barcelona, onde teve aulas com o violonista e compositor espanhol Julián Arcas. 

Tárrega fez várias turnês pela Europa e pelos Estados Unidos, ganhando reconhecimento como um dos principais guitarristas de sua época.

Como compositor, Tárrega escreveu peças que se tornaram padrões do repertório de violão clássico, como “Recuerdos de la Alhambra”, “Capricho Arabe”, “Lágrima”, “Adelita” e “Gran Vals”. 

Ele também arranjou várias obras de compositores clássicos para violão, incluindo peças de Beethoven, Chopin e Mozart.

Além de suas contribuições para o repertório de violão, Tárrega também desenvolveu técnicas inovadoras para o instrumento. Ele introduziu o uso do polegar da mão direita para tocar notas graves, o que permitiu que os violonistas tocassem acordes mais complexos. 

Ele também aprimorou a técnica do tremolo, em que uma única nota é tocada rapidamente em sequência, criando um efeito de “harpa” na guitarra.

Tárrega teve uma influência duradoura no violão clássico, e muitos dos guitarristas mais importantes do século XX citaram sua música e sua técnica como influências significativas. 

Alguns de seus alunos mais famosos incluem Miguel Llobet, Emilio Pujol e Daniel Fortea.

Em resumo, Francisco Tárrega foi um guitarrista e compositor espanhol que teve um impacto significativo no desenvolvimento da técnica e do repertório de violão clássico. 

Suas composições e inovações técnicas continuam sendo estudadas e admiradas por músicos em todo o mundo.

COMPOSIÇÕES MUSICAIS DE FRANCISCO TÁRREGA DO PERÍODO ROMÂNTICO.

Francisco Tárrega (1852-1909) foi um violonista e compositor espanhol que é considerado um dos mais importantes compositores da música clássica para violão do século XIX. 

Ele escreveu mais de 80 composições para violão solo, algumas das quais são muito populares até hoje.

Algumas das composições mais conhecidas de Tárrega incluem:

Recuerdos de la Alhambra: Esta é uma das peças mais populares de Tárrega e é conhecida por seu belo arpejo, que evoca a atmosfera mágica da Alhambra em Granada, Espanha.

Capricho Arabe: Esta é outra das obras mais populares de Tárrega. É uma peça em estilo andaluz com um tom romântico e melancólico.

Adelita: É uma peça com um caráter mais suave e elegante, inspirada em uma mulher mexicana que Tárrega conheceu durante sua turnê no México.

Lagrima: É uma das obras mais belas e expressivas de Tárrega, caracterizada por sua melodia nostálgica e lenta.

Danza Mora: Esta é uma peça animada em estilo andaluz que tem um ritmo mais rápido e vigoroso, com acordes fortes e arpejos rápidos.

Além dessas composições, Tárrega também escreveu muitas outras obras para violão solo, incluindo prelúdios, estudos e fantasias. 

Suas composições apresentam uma grande variedade de técnicas e estilos musicais, desde o romantismo até o nacionalismo espanhol.

Tárrega também transcreveu muitas peças para violão, incluindo obras de Bach, Beethoven, Mozart e outras. 

Suas transcrições são muito apreciadas por violonistas em todo o mundo e são consideradas algumas das mais fiéis e bem-sucedidas transcrições para o instrumento.

Em geral, as composições de Tárrega são conhecidas por sua beleza e sensibilidade musical. Sua música é uma parte importante do repertório do violão clássico e é estudada por violonistas em todo o mundo.

REPERTÓRIO MUSICAL ROMÂNTICO PARA VIOLÃO.

Para violonistas que irão incluir em seu repertório musical músicas do período romântico, as composições de Francisco Tárrega são praticamente uma obrigação está incluída no repertório.

Francisco Tárrega violonista do período romântico, é conhecido como pai da técnica moderna do violão, e é de suma importância estudar pelo menos algumas composições deste grande violonista e compositor Espanhol.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição