A linguagem do tango

A linguagem do tango é uma forma de comunicação não verbal que é essencial para a dança de tango. O tango é uma dança de salão que se originou no Rio da Prata (área entre Argentina e Uruguai) no final do século XIX, e a sua linguagem é caracterizada por uma série de códigos, gestos e sinais que permitem que o par de dançarinos se comunique durante a dança.

A seguir, alguns aspectos da linguagem do tango:

Abraço: O abraço é a posição de partida para a dança de tango. É uma posição de contato íntimo entre os parceiros, com os corpos muito próximos um do outro. O abraço é uma forma de comunicação que transmite a emoção e a intenção do dançarino ao seu par.

Passos: Os passos de tango são caracterizados por um ritmo sincopado e por uma variedade de movimentos que podem ser rápidos ou lentos, suaves ou enérgicos. Os passos são usados para comunicar a música e a emoção do tango.

Movimentos do corpo: O tango é uma dança que requer um grande controle do corpo, tanto para os líderes quanto para os seguidores. Os movimentos do corpo podem ser sutis ou dramáticos, e são usados para transmitir a emoção da música e a intenção do dançarino.

Sinais: Na dança de tango, os líderes usam sinais para comunicar os próximos movimentos para os seguidores. Esses sinais podem ser transmitidos através de pequenos movimentos do corpo, como uma mudança de peso ou uma inclinação da cabeça, ou através de uma leve pressão nas mãos ou nos braços.

Improvisação: Uma característica única do tango é a improvisação. Os dançarinos não seguem uma sequência de passos fixos, mas em vez disso, criam sua dança no momento, com base na música e na interação com o seu parceiro.

Musicalidade: A musicalidade é uma parte essencial da linguagem do tango. Os dançarinos usam os passos e movimentos para expressar a emoção e a cadência da música.

Em resumo, a linguagem do tango é uma forma de comunicação não verbal que é essencial para a dança de tango. É caracterizada por uma série de códigos, gestos e sinais que permitem que o par de dançarinos se comunique durante a dança e crie uma experiência única e emocionalmente carregada.

QUAIS OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE TANGO?

Existem vários compositores famosos de tango, mas aqui estão alguns dos mais conhecidos:

Astor Piazzolla – considerado um dos maiores compositores de tango de todos os tempos, ele é conhecido por suas inovações musicais que levaram o tango a novas direções.

Carlos Gardel – um dos mais populares e famosos cantores e compositores de tango argentino, que ajudou a popularizar o gênero em todo o mundo.

Aníbal Troilo – conhecido como “Pichuco”, foi um músico e compositor de tango argentino que fez importantes contribuições para o desenvolvimento do tango como uma forma de arte.

Enrique Santos Discépolo – compositor e letrista argentino que escreveu algumas das mais famosas canções de tango, incluindo “Cambalache” e “Uno”.

Osvaldo Pugliese – pianista, líder de orquestra e compositor argentino, conhecido por sua abordagem altamente expressiva e dramática do tango.

Mariano Mores – um dos compositores mais importantes da “era de ouro” do tango, conhecido por seus arranjos elaborados e sofisticados.

Juan D’Arienzo – conhecido como “El Rey del Compás”, foi um dos mais importantes diretores de orquestra de tango, cujo estilo enérgico e rítmico é considerado um dos pilares do tango de dança.

Esses são apenas alguns dos compositores mais conhecidos de tango, mas existem muitos outros cujas obras continuam a ser apreciadas pelos amantes do tango em todo o mundo.

QUAIS AS COMPOSIÇÕES DE TANGO MAIS CONHECIDOS E FAMOSAS?

O tango é um estilo musical e dança que se originou em Buenos Aires, Argentina, no final do século XIX, e desde então se espalhou pelo mundo. Algumas das composições mais conhecidas e famosas de tango são:

La Cumparsita” – composta por Gerardo Matos Rodríguez em 1916, é considerada o hino do tango e uma das músicas mais tocadas e gravadas em todo o mundo.

El Choclo” – composta por Ángel Villoldo em 1903, é outra música clássica do tango, que foi gravada por muitos artistas e regravada em diversos estilos.

Adiós Muchachos” – composta por Julio César Sanders e César Vedani em 1927, é uma das músicas mais populares do tango, com um refrão conhecido em todo o mundo.

Por una Cabeza” – composta por Carlos Gardel e Alfredo Le Pera em 1935, é uma das músicas mais famosas do tango e foi destaque em muitos filmes e programas de televisão.

Mi Buenos Aires Querido” – composta por Carlos Gardel e Alfredo Le Pera em 1934, é uma homenagem à cidade de Buenos Aires, sendo uma das músicas mais emblemáticas do tango.

Libertango” – composta por Astor Piazzolla em 1974, é uma música de tango moderna e experimental, que combina elementos de jazz e música clássica.

Essas são apenas algumas das composições mais famosas e icônicas do tango. Existem muitas outras músicas e artistas que contribuíram para o desenvolvimento e popularização deste estilo musical único e apaixonante.

DICA IMPORTANTE PARA TODO INICIANTE EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL.

Tocar tango em qualquer instrumento musical não é uma tarefa tão tranquila devido à marcação do ritmo.

Para quem está iniciando em qualquer instrumento musical, é de suma importância conhecer essa linguagem e ir aos poucos trabalhando principalmente a parte rítmica.

Ter uma, duas ou três canções de tango no repertório, é de suma importância não somente pela beleza da música, mas também para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do estudante em qualquer instrumento, seja ele melódico ou harmônico.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição