Sequências Harmônicas Para Tocar Rock And Roll

Uma das características mais marcantes do rock and roll é a sua energia, e um dos elementos que contribui para essa energia é a harmonia. A harmonia é a combinação de acordes que formam a base da música e dão suporte à melodia e aos arranjos. Existem diversas sequências harmônicas que são comuns no rock and roll, e neste artigo, vamos explorar algumas das melhores sequências para você tocar.

Leia mais

Tópico 1: I - IV - V

Uma das sequências harmônicas mais clássicas do rock and roll é a I - IV - V. Essa sequência é simples, mas muito eficaz, e pode ser encontrada em muitas músicas do gênero. A ideia é utilizar os acordes principais da tonalidade, que são o I, IV e V graus da escala.

Leia mais

Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

C - F - G

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "Johnny B. Goode" de Chuck Berry e "Wild Thing" dos Troggs.

Leia mais

Tópico 2: vi - IV - I - V

Outra sequência harmônica comum no rock and roll é a vi - IV - I - V. Essa sequência é um pouco mais complexa do que a I - IV - V, mas ainda assim é fácil de aprender e tocar.

Leia mais

Essa sequência é muito comum em baladas de rock, e a ideia é utilizar os acordes principais da tonalidade, juntamente com o sexto grau da escala. Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

Am - F - C - G

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "With or Without You" do U2 e "Don't Stop Believin'" do Journey.

Leia mais

Tópico 3: I - vi - IV - V

A sequência I - vi - IV - V é outra sequência clássica do rock and roll. Essa sequência é um pouco diferente da I - IV - V, pois inclui o sexto grau da escala antes do quarto grau. A ideia é utilizar os acordes principais da tonalidade, juntamente com o sexto grau da escala.

Leia mais

Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

C - Am - F - G

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "Let it Be" dos Beatles e "TNT" do AC/DC.

Leia mais

Tópico 4: ii - V - I

A sequência ii - V - I é uma sequência muito comum no jazz, mas também pode ser usada no rock and roll. Essa sequência é um pouco mais complexa do que as anteriores, mas ainda assim é fácil de aprender e tocar.

Leia mais

A ideia é utilizar os acordes secundários da tonalidade, que são formados a partir do segundo, quinto e primeiro graus da escala. Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

Dm - G - C

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "Don't Stop" dos Rolling Stones e "Purple Haze" de Jimi Hendrix.

Leia mais

Tópico 5: I - vi - iii - IV

A sequência I - vi - iii - IV é outra sequência harmônica que pode ser encontrada em muitas músicas de rock. Essa sequência é um pouco mais complexa do que a I - IV - V, pois inclui o terceiro grau da escala antes do quarto grau.

Leia mais

A ideia é utilizar os acordes principais e secundários da tonalidade, juntamente com o sexto grau da escala. Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

C - Am - Em - F

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "Every Breath You Take" do The Police e "Here Without You" do 3 Doors Down.

Leia mais

Tópico 6: IV - V - vi

A sequência IV - V - vi é uma sequência harmônica popular no pop rock, mas também pode ser encontrada em algumas músicas de rock clássico. A ideia é utilizar o quarto e quinto graus da escala, juntamente com o sexto grau da escala.

Leia mais

Por exemplo, em uma música em tom de Dó maior, a sequência seria:

Leia mais

F - G - Am

Leia mais

Essa sequência é usada em muitas músicas famosas do rock, como "Some Nights" do Fun e "Viva La Vida" do Coldplay.

Leia mais

Conclusão

Existem muitas sequências harmônicas que podem ser usadas no rock and roll, e neste artigo, exploramos algumas das mais comuns. Cada sequência tem sua própria sensação e emoção, e é importante experimentar e encontrar as sequências que funcionam melhor para você e para a música que está tocando. Com essas sequências em sua caixa de ferramentas, você estará pronto para tocar algumas das melhores músicas de rock and roll de todos os tempos.

Leia mais

10 músicas de rock and roll para iniciantes

"Smoke on the Water" - Deep Purple

Leia mais

"Back in Black" - AC/DC

Leia mais

"Sweet Child o' Mine" - Guns N' Roses

Leia mais

"Stairway to Heaven" - Led Zeppelin

Leia mais

"Livin' on a Prayer" - Bon Jovi

Leia mais

"We Will Rock You" - Queen

Leia mais

"Born to Run" - Bruce Springsteen

Leia mais

"Jump" - Van Halen

Leia mais

"Walk This Way" - Aerosmith

Leia mais

"Paranoid" - Black Sabbath

Leia mais

Essas são algumas das músicas mais populares e influentes do rock and roll e podem ajudar a construir uma base sólida para qualquer pessoa que esteja começando a explorar o gênero.

Leia mais

Observação: todas as músicas que foram citadas neste texto que neste blog, estão sendo utilizadas apenas para fins estritamente didáticos.

Leia mais

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Leia mais

Professor, José Conceição

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Arquivomusical.org