Como Fazer Acompanhamento Musical de Ouvido Para Iniciantes no Violão

Aprender a tocar violão é uma atividade divertida e gratificante. No entanto, uma das habilidades mais importantes para qualquer músico é a capacidade de fazer acompanhamento musical de ouvido. O acompanhamento de ouvido é a capacidade de ouvir uma música e tocar junto com ela sem precisar de partitura ou tablatura. Para ajudar os iniciantes no violão a desenvolver essa habilidade, listamos nove dicas importantes para fazer acompanhamento musical de ouvido.

Leia mais

Escute a música com atenção.

Leia mais

O primeiro passo para fazer acompanhamento musical de ouvido é escutar a música com atenção. Tente identificar os acordes que estão sendo tocados e a sequência de acordes. Isso ajudará você a ter uma ideia da estrutura geral da música. Você também pode tentar tocar os acordes que você acha que estão sendo tocados no violão para ver se eles combinam com a música.

Leia mais

Comece com músicas simples.

Leia mais

É importante começar com músicas simples quando você está aprendendo a fazer acompanhamento musical de ouvido. Isso permitirá que você se concentre na estrutura básica da música e nos acordes que estão sendo tocados. Músicas de três ou quatro acordes são excelentes para começar.

Leia mais

Identifique os acordes.

Leia mais

Uma vez que você tenha uma ideia da estrutura geral da música, você pode começar a identificar os acordes que estão sendo tocados. Tente ouvir o som do acorde e a posição do braço do violão para determinar qual acorde está sendo tocado. Isso pode levar tempo e prática, mas eventualmente você começará a identificar os acordes mais rapidamente.

Leia mais

Pratique a transição entre acordes.

Leia mais

Depois de ter identificado os acordes da música, você pode começar a praticar a transição entre eles. Isso ajudará você a se sentir mais confortável ao tocar a música e a fazer o acompanhamento de ouvido de forma mais eficaz. Pratique mudando de um acorde para o outro lentamente e depois aumente a velocidade gradualmente.

Leia mais

Use o ritmo da música.

Leia mais

O ritmo da música é uma parte importante do acompanhamento musical de ouvido. Tente seguir o ritmo da música enquanto toca os acordes. Isso ajudará a manter a música coesa e a tocar junto com a gravação original.

Leia mais

Tente diferentes posições de acordes.

Leia mais

Às vezes, pode ser difícil identificar exatamente qual acorde está sendo tocado. Nesses casos, tente tocar diferentes posições de acordes para ver qual soa melhor. Isso pode ajudá-lo a encontrar o acorde correto e melhorar sua capacidade de fazer acompanhamento musical de ouvido.

Leia mais

Pratique com músicas conhecidas.

Leia mais

Uma ótima maneira de praticar o acompanhamento musical de ouvido é com músicas que você já conhece bem. Isso permitirá que você se concentre na estrutura e nos acordes da música sem ter que se preocupar em aprender a melodia ou a letra.

Leia mais

Tente tocar com outras pessoas.

Leia mais

Tocar com outras pessoas é uma ótima maneira de melhorar sua habilidade de fazer acompanhamento musical de ouvido. Você pode praticar com amigos ou participar de um grupo de violão. Tocar com outras pessoas pode ajudá-lo a se concentrar no ritmo e na harmonia da música e a ajustar o seu acompanhamento conforme necessário.

Leia mais

Utilize recursos online.

Leia mais

Existem muitos recursos online que podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de acompanhamento musical de ouvido. Há sites que oferecem treinamentos específicos para essa habilidade, aplicativos que permitem treinar em qualquer lugar e fóruns de discussão que permitem trocar experiências e tirar dúvidas.

Leia mais

Em resumo, para fazer acompanhamento musical de ouvido no violão, é necessário praticar e ter paciência. Comece com músicas simples e se concentre em identificar os acordes e na transição entre eles. Utilize o ritmo da música e experimente diferentes posições de acordes. Pratique com músicas conhecidas e tente tocar com outras pessoas para aprimorar suas habilidades. E, por fim, utilize recursos online para obter treinamentos específicos e tirar dúvidas. Com o tempo, você será capaz de acompanhar músicas mais complexas e aprimorar cada vez mais essa importante habilidade musical.

Leia mais

DICA DE MÚSICAS COM POUCOS ACORDES PARA COMEÇAR O REPERTÓRIO MUSICAL.

Leia mais

Primeira dica: se a pessoa gosta de música caipira e sertaneja, estas canções contém poucos acordes em suas estruturas.

Leia mais

Segunda dica: as músicas folclóricas são excelentes para começar um repertório, devido às mesmas conterem poucos acordes em suas construções e são fáceis para cantar a melodia.

Leia mais

Terceira dica: nunca desista dos sonhos de aprender a tocar um instrumento musical, estude pelo menos uns 30 minutos diariamente e logo irá observar os ótimos resultados.

Leia mais

Bons estudos!

Leia mais

Professor, José Conceição

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Arquivomusical.org