As Melhores Sequências Harmônicas Para Tocar Jazz

O jazz é um estilo musical que se destaca pela sua improvisação e pela sua harmonia sofisticada. A harmonia é uma das principais características do jazz, e é essencial para os músicos que desejam tocar esse estilo musical com precisão e fluência. Neste artigo, vamos explorar as melhores sequências harmônicas para tocar jazz, desde os acordes básicos até as progressões mais complexas.

Leia mais

Acordes básicos

Os acordes básicos são a base da harmonia do jazz. Eles são usados ​​como ponto de partida para a criação de progressões harmônicas mais complexas. Os acordes básicos do jazz incluem o acorde maior, o acorde menor, o acorde dominante e o acorde diminuto.

Leia mais

O acorde maior é composto por três notas: a tônica, a terça maior e a quinta justa. Por exemplo, o acorde de Dó maior é composto pelas notas C, E e G. O acorde menor é composto pela tônica, terça menor e quinta justa. Por exemplo, o acorde de Dó menor é composto pelas notas C, E bemol e G.

Leia mais

O acorde dominante é composto pela tônica, terça maior, quinta justa e sétima menor. Por exemplo, o acorde de Dó7 é composto pelas notas C, E, G e B bemol. O acorde diminuto é composto pela tônica, terça menor e quinta bemol. Por exemplo, o acorde de Dó diminuto é composto pelas notas C, E bemol e G bemol.

Leia mais

Progressões de acordes

As progressões de acordes são sequências de acordes que formam a base da harmonia do jazz. As progressões mais comuns são as progressões II-V-I e II-V. A progressão II-V-I é composta pelos acordes II, V e I de uma determinada tonalidade. Por exemplo, a progressão II-V-I em Dó maior seria composta pelos acordes Dó maior, Sol7 e Fá maior.

Leia mais

A progressão II-V é composta pelos acordes II e V de uma determinada tonalidade. Por exemplo, a progressão II-V em Dó maior seria composta pelos acordes Ré menor e Sol7.

Leia mais

Acordes substitutos

Os acordes substitutos são acordes que podem ser usados em lugar dos acordes originais para adicionar cor e variedade à harmonia do jazz. Existem vários tipos de acordes substitutos, incluindo os acordes substitutos de tríade, os acordes substitutos de sétima e os acordes substitutos diminutos.

Leia mais

Os acordes substitutos de tríade são acordes que podem ser usados em lugar dos acordes originais de tríade. Por exemplo, em uma progressão II-V-I em Dó maior, o acorde de Dó maior pode ser substituído pelo acorde de Lá menor. Isso adiciona uma cor diferente à harmonia.

Leia mais

Os acordes substitutos de sétima são acordes que podem ser usados em lugar dos acordes originais de sétima. Por exemplo, em uma progressão II-V-I em Dó maior, o acorde de Sol7 pode ser substituído pelo acorde de Si bemol 7. Isso adiciona uma tensão diferente à harmonia.

Leia mais

Os acordes substitutos diminutos são acordes diminutos que podem ser usados ​​como substitutos para acordes dominantes. Por exemplo, em uma progressão II-V-I em Dó maior, o acorde de Sol7 pode ser substituído pelo acorde de B dim. Isso adiciona uma tensão ainda maior à harmonia.

Leia mais

Progressões de acordes avançadas

As progressões de acordes avançadas são usadas pelos músicos de jazz mais experientes para criar harmonias mais complexas e sofisticadas. Essas progressões geralmente envolvem acordes substitutos e modulações para outras tonalidades.

Leia mais

Uma das progressões de acordes mais conhecidas é a progressão III-VI-II-V-I, também conhecida como a progressão "rhythm changes". Essa progressão é comumente usada em músicas de jazz, e é encontrada em músicas como "Anthropology" de Charlie Parker e "Oleo" de Sonny Rollins. A progressão começa com o acorde III, seguido pelos acordes VI, II, V e I.

Leia mais

Outra progressão de acordes avançada é a progressão Coltrane, nomeada em homenagem ao lendário saxofonista John Coltrane. Essa progressão é encontrada em músicas como "Giant Steps" e é caracterizada por suas modulações rápidas e progressões de acordes complexas.

Leia mais

Harmonia modal

A harmonia modal é um aspecto importante da harmonia do jazz. As músicas modais são baseadas em modos musicais, que são escalas que têm uma sensação diferente em relação à tonalidade. Os modos mais comuns usados ​​no jazz incluem o modo dórico, o modo lídio e o modo mixolídio.

Leia mais

Uma das músicas modais mais conhecidas no jazz é "So What" de Miles Davis. A música é baseada no modo dórico, e é caracterizada por sua harmonia estática e sua ênfase na improvisação.

Leia mais

Conclusão

A harmonia é uma das principais características do jazz, e é essencial para os músicos que desejam tocar esse estilo musical com precisão e fluência. Os acordes básicos, progressões de acordes, acordes substitutos, progressões de acordes avançadas e harmonia modal são todos aspectos importantes da harmonia do jazz. Os músicos de jazz mais experientes combinam esses elementos para criar harmonias complexas e sofisticadas que dão ao jazz sua sonoridade única e inconfundível. Se você deseja tocar jazz, é essencial que você estude a harmonia e pratique regularmente para se tornar fluente nas sequências harmônicas usadas no estilo musical.

Leia mais

Dica de músicas para quem está iniciando no jazz

Se você está começando a estudar jazz, é importante ouvir e aprender com os músicos e as músicas que ajudaram a moldar o estilo. Aqui estão algumas das melhores músicas para quem está iniciando nos estudos do jazz:

Leia mais

"Take the A Train" - Duke Ellington

Leia mais

"Take the A Train" é uma música clássica de jazz composta por Billy Strayhorn e popularizada por Duke Ellington. É uma música divertida e swingada que é relativamente fácil de tocar e improvisar sobre. A melodia é memorável e a harmonia é simples, tornando-a uma boa escolha para músicos iniciantes.

Leia mais

"Autumn Leaves" - Joseph Kosma

Leia mais

"Autumn Leaves" é uma balada de jazz popularizada por muitos músicos, incluindo Miles Davis e Bill Evans. É uma música comum em jam sessions de jazz e apresenta uma progressão de acordes simples e fácil de tocar. A melodia é lírica e emocionante, tornando-a uma boa escolha para trabalhar a expressividade no saxofone ou na guitarra.

Leia mais

"All Blues" - Miles Davis

Leia mais

"All Blues" é uma música de jazz modal de Miles Davis, que apresenta uma progressão de acordes baseada no modo mixolídio. É uma música relativamente fácil de tocar, com uma harmonia estática que permite que o músico explore diferentes ideias melódicas e rítmicas em sua improvisação.

Leia mais

"Cantaloupe Island" - Herbie Hancock

Leia mais

"Cantaloupe Island" é uma música de jazz de Herbie Hancock, que apresenta uma progressão de acordes simples e memorável. É uma música divertida e grooveada, com um solo de piano memorável que é um bom exemplo de como construir um solo criativo em cima de uma progressão de acordes simples.

Leia mais

"Blue Bossa" - Kenny Dorham

Leia mais

"Blue Bossa" é uma música de jazz latina popularizada por Kenny Dorham. É uma música relativamente fácil de tocar, com uma progressão de acordes baseada em uma forma de blues e influências latinas. A melodia é cativante e a harmonia é simples, tornando-a uma boa escolha para músicos iniciantes.

Leia mais

Por fim

O jazz é um estilo musical rico em história e tradição, com uma variedade de músicas e artistas para explorar. Se você está iniciando nos estudos do jazz, é importante começar com músicas simples e progressões de acordes fáceis, como as mencionadas acima. À medida que você se torna mais experiente, pode começar a explorar músicas mais complexas e sofisticadas, como as progressões de acordes avançadas e a harmonia modal. Lembre-se de que o jazz é um estilo musical que requer prática e dedicação, então continue estudando e se desenvolvendo como músico. Com o tempo, você estará tocando e improvisando com fluência, criatividade e estilo.

Leia mais

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Leia mais

Professor, José Conceição

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Arquivomusical.org