7 Melhores Sequências Harmônicas Para Tocar Blues

O blues é um gênero musical nascido no sul dos Estados Unidos que se caracteriza pela presença de notas "blue notes" e progressões de acordes simples, mas profundamente expressivas. Para qualquer músico de blues, aprender a tocar sequências de acordes é fundamental para aprimorar sua técnica e improvisação. Neste artigo, apresentamos sete das melhores sequências de acordes para tocar blues.

Leia mais

Sequência de blues de doze barras

A sequência de doze barras é a base do blues e é encontrada em inúmeras canções. Ela consiste em três frases de quatro compassos, cada uma seguindo a mesma estrutura de acordes: I-IV-I-V-IV-I. Por exemplo, em um blues em tom de Lá, a sequência de acordes seria: A-A-A-A/D-D-A-A/E-D-A. Essa sequência é amplamente utilizada por músicos de blues e é uma excelente base para improvisação.

Leia mais

Sequência de blues de oito barras

A sequência de blues de oito barras é uma variação da sequência de doze barras e consiste em duas frases de quatro compassos cada, com a estrutura de acordes I-I-I-I-IV-IV-I-I-V-IV-I. Essa sequência é comumente encontrada em músicas de blues mais curtas, como "Key to the Highway", de Big Bill Broonzy.

Leia mais

Sequência de blues de dezesseis barras

A sequência de blues de dezesseis barras é uma variação da sequência de doze barras e consiste em quatro frases de quatro compassos cada, com a estrutura de acordes I-I-I-I-IV-IV-I-I-V-IV-IV-I-I. Essa sequência é menos comum do que a sequência de doze barras, mas ainda é encontrada em muitas músicas de blues, como "Sweet Little Angel", de B.B. King.

Leia mais

Sequência de blues de oito barras com turnaround

A sequência de blues de oito barras com turnaround é uma variação da sequência de oito barras e adiciona um turnaround de dois compassos no final da segunda frase. A estrutura de acordes fica assim: I-I-I-I-IV-IV-I-I-V-IV-I-I-V-IV. Essa sequência é encontrada em músicas como "The Thrill Is Gone", de B.B. King.

Leia mais

Sequência de blues de dez barras

A sequência de blues de dez barras é uma variação da sequência de doze barras e consiste em duas frases de cinco compassos cada, com a estrutura de acordes I-I-IV-IV-I-I-V-IV-I-I. Essa sequência é menos comum do que a sequência de doze barras, mas ainda é encontrada em músicas como "Got My Mojo Working", de Muddy Waters.

Leia mais

Sequência de blues menor de doze barras

A sequência de blues menor de doze barras é uma variação da sequência de doze barras e utiliza acordes menores em vez de acordes maiores. A estrutura de acordes fica assim: i-iv-i-v-iv-i-i. Por exemplo, em um blues em tom de Lá menor, a sequência de acordes seria: Am-Am-Am-Am/Dm-Dm-Am-Am/Em-Dm-Am. Essa sequência é comumente encontrada em músicas de blues mais melancólicas e emocionais, como "Stormy Monday", de T-Bone Walker.

Leia mais

Sequência de blues de vinte e quatro barras

A sequência de blues de vinte e quatro barras é uma variação da sequência de doze barras e consiste em três frases de oito compassos cada, com a estrutura de acordes I-I-I-I-IV-IV-I-I-V-IV-I-I-IV-IV-I-I. Essa sequência é menos comum do que a sequência de doze barras, mas ainda é encontrada em muitas músicas de blues, como "It Hurts Me Too", de Elmore James.

Leia mais

Conclusão

Aprender a tocar sequências de acordes de blues é fundamental para qualquer músico que deseje aprimorar sua técnica e improvisação nesse estilo musical. As sequências apresentadas neste artigo são algumas das mais utilizadas por músicos de blues, e são excelentes pontos de partida para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nesse gênero. Vale lembrar que o blues é um estilo musical que valoriza a expressão individual e a improvisação, então não tenha medo de experimentar e criar suas próprias sequências de acordes.

Leia mais

Músicas para quem está iniciando no blues

O blues é um gênero musical que tem suas raízes na música africana, sendo um estilo musical que se desenvolveu nos Estados Unidos no início do século XX. Ele é conhecido por suas progressões de acordes simples, letras emotivas e improvisação vocal e instrumental.

Leia mais

Para quem está iniciando no blues, existem algumas músicas que são consideradas clássicos e que podem ajudar a entender melhor o estilo e sua história. Aqui estão algumas sugestões de músicas que são ótimas para iniciantes:

Leia mais

"Sweet Home Chicago" - Robert Johnson

Leia mais

"The Thrill is Gone" - B.B. King

Leia mais

"Stormy Monday" - T-Bone Walker

Leia mais

"Hoochie Coochie Man" - Muddy Waters

Leia mais

"Born Under a Bad Sign" - Albert King

Leia mais

"Mannish Boy" - Muddy Waters

Leia mais

"Crossroad Blues" - Cream (original de Robert Johnson)

Leia mais

"Spoonful" - Howlin' Wolf

Leia mais

"I'm Your Hoochie Coochie Man" - Muddy Waters

Leia mais

"Tin Pan Alley" - Stevie Ray Vaughan

Leia mais

Essas músicas são apenas algumas sugestões para ajudar a começar a explorar o mundo do blues. No entanto, existem muitos outros artistas e músicas que podem ser explorados, cada um com seu próprio estilo e contribuição para o gênero.

Leia mais

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Leia mais

Professor, José Conceição

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Arquivomusical.org