Violão iniciantes – dicas para estudos diários

Hoje iremos falar sobre a prática do violão para quem está iniciando o seus estudos neste belo instrumento musical.

Muitas pessoas desejam aprender tocar violão, mas existe aquela ideia de que, para aprender tocar este instrumento musical, é preciso se dedicar horas e horas todos os dias, e isso não é uma verdade absoluta.

Para ter um ótimo resultado estudando qualquer instrumento musical, o mais importante é constância no dia a dia, e não a quantidade de horas para a prática do instrumento.

Gravei um vídeo dando dicas, de como o iniciante deverá praticar os exercícios musicais no dia a dia para ter um ótimo rendimento em um curto espaço de tempo.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Músicas citadas no vídeo.

Ciranda – Cirandinha

Cai – Cai – Balão

Nesta rua

CURSO VIOLÃO INICIANTES

Vamos aqui fazer uma separação entre, curso e aula de violão ou em outro instrumento musical.

Curso: curso é quando o iniciante deseja estudar e ter uma formação musical profissional, e exercer esta profissão.

A verdade é que, quem faz um curso completo em qualquer área, é porque está decidido a seguir carreira naquilo que escolheu.

Aula: a aula serve mais para tirar dúvidas, e a pessoa não estará fazendo um curso completo, e-sim melhorando com dicas a sua performance musical.

No curso, existe todo um cronograma para ser seguido do começo ao fim, enquanto que aulas, a pessoa busca informações, exatamente daquilo que está precisando no momento.

Aqui no blog, oferecemos dicas para, iniciantes, intermediários e avançados no violão.

Todos os exercícios que oferecemos para estudantes de violão aqui no blog, também serve para quem estuda guitarra.

TEMPO DE ESTUDOS DIÁRIOS PARA INICIANTES.

É de suma importância que, o iniciante tenha uma meta de estudos diários no seu violão, ou em qualquer outro instrumento musical.

A meta de estudo diários, não precisa ser muitas horas durante o dia, mas sim, alguns minutos diariamente, e isso pode ser definido pelo próprio estudante.

Uma dica muito interessante para quem está iniciando nos estudos musicais. Procure sempre dominar primeiro um estudo e um exercício antes de passar ao próximo,isso faz com que o estudante não acumule muita coisa para a sua prática diária.

Quando o estudante domina bem um estudo ou um exercício, os próximos ficaram bem mais fáceis para entender, praticar, e desenvolver da melhor maneira possível.

COMO MONTAR UM REPERTÓTIO INICAL?

Para montar um repertório inicial, o estudante deverá procurar músicas conhecidas, como por exemplo: as músicas folclóricas, que são fáceis para executar em qualquer instrumento musical, e também são bastante conhecidas, facilitando para o executante.

Caso a pessoa não desejar tocar músicas folclóricas, que são bastante conhecidas, o mesmo deverá estudar música que conheça, e que de preferência saiba cantar a melodia da mesma, isso irá facilitar no aprendizado.

Se você que está iniciando gosta de uma música mas ainda não saiba cantar a melodia da mesma, e gostaria de colocar em seu repertório, procure escutar esta música várias e várias vezes até decorar a melodia, e depois, pegue o seu instrumento musical e vá aprendendo compasso por compasso do começo ao fim.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.

Estudar harmonia e improvisação, é uma das melhores maneiras para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do iniciante.

Procure sempre dedicar alguns minutos dos seus estudos diários, para praticar improvisação musical, e logo irá perceber os ótimos resultados.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor, José Conceição