Violão e cavaquinho é a mesma coisa

Na dica de hoje,iremos falar se violão e cavaquinho é a mesma coisa e se podemos aplicar a mesma técnica.

Em se tratando de instrumentos tradicionais, existem diferenças consideráveis na parte técnica relacionadas ao violão e ao cavaquinho.

O violão tradicional tem seis cordas, e o cavaquinho tradicional quatro cordas, e essa é a primeira diferença entre estes dois instrumentos musicais.

Para dedilhar as cordas do violão, podemos utilizar a palheta, e o mais comum é tocar as cordas com a ponta dos dedos, e o cavaquinho utiliza-se da palheta para tocar as cordas desse instrumento musical.

Ouça o podcast que gravei a seguir com dicas importantes para quem deseja estudar o violão e o cavaquinho.

Como ouvimos na gravação do podcast,existe alguma similaridades técnica entre os dois instrumentos, a principal delas é a mesma nomenclatura de acordes para utilizar no violão e também no cavaquinho.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS PARA TOCAR NO VIOLÃO E NO CAVAQUINHO.

Vamos dar exemplo de duas sequências harmônicas natural na tonalidade maior e na tonalidade menor.

Exemplo de uma sequência harmônica em dó maior para tocar no cavaquinho e no violão.

Tocar: C // F // C // G7 :] repetir cantando o nome dos acordes.

Exemplo de uma sequência harmônica na tonalidade de lá menor para tocar no cavaquinho e no violão.

Tocar: Am // A7 // Dm // Am // E7 :] repetir essa sequência no violão e no cavaquinho cantando nome dos acordes.

Para você aprender todas as técnicas do cavaquinho, estudando em casa pela internet e montando o seu repertório musical através deste instrumento musical, acesse aqui para mais informações.

COMO APRENDER TOCAR VIOLÃO UTILIZANDO O SISTEMA NUMÉRICO.

Para quem está iniciando nos estudos do violão,praticar exercícios inicialmente através do sistema numérico,é uma das melhores maneiras para identificar as notas no braços do instrumento através dos números.

Aprender a ler partitura, tablatura e as cifras musicais, é de suma importância para o conhecimento, mas para iniciar os estudos no violão de uma maneira mais tranquila,utilizar os números irá facilitar bastante para o estudante iniciante.

Para entender e aprender como encontrar as notas musicais no braço do violão através do sistema numérico, temos uma página específica falando a respeito aqui no blog.Veja como funciona o sistema numérico no violão acessando aqui.

Resumo: para aprender a tocar violão e também o cavaquinho, basta que o iniciante treine pelo menos alguns minutos diariamente e logo irá perceber os ótimos resultados estudando estes dois instrumentos musicais.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor,José Conceição