Vamos entender como tocar a música fio de cabelo do compositor Darci Rossi

Esta música foi eternizada na voz de Chitãozinho e Xororó, onde obteve enorme sucesso.

Agora vsmos entender harmonia e tocar a música fio de cabelo de Darci Rossi.

Aprendendo violão em casa aqui

Na minha opinião esta é uma das letras mais lindas relacionado a música sertaneja.

Vamos agora saber quais os acordes que iremos aplicar para tocar a música fio de cabelo do começo ao fim.

Acordes: C // G7 // C7 // F // Am //

Observação: com esses acordes acima, o iniciante consegue tocar a música do começo ao fim, mas isso não quer dizer que a música está exatamente na sequência dos acordes descrito nesta sequência acima.

Quem vai dizer para o executante qual o acorde a ser tocado na mudança, será ouvido.

Antes de começar a fazer o acompanhamento da música fio de cabelo,toque cada um dos acordes várias vezes cantando o nome dos mesmos, para conseguir que ouvido perceba a sonoridade de cada um independentemente.

Observação importante: você vai começar tocando a música com acorde de dó maior, e quando chegar o momento de fazer a troca de acorde, é de suma importância que o executante teste cada um dos acordes para ver qual irá encaixar melhor quando precisar fazer as mudanças dos mesmos.

Caso você não conheça a letra da música, pesquise na internet e irá encontrar facilmente apenas a letra e não a música cifrada, porque não teria sentido trabalharmos uma harmonia tentando encaixar os acordes para aprender fazer os acompanhamentos. É muito importante que a pessoa eduque o seu ouvido e faça as suas próprias harmonizações, independente de coisas já prontas.

Argumentação:

Dá um pouco de trabalho ficar tentando encaixar os acordes em uma música? Sim, com certeza é um pouco trabalhoso, mas podemos afirmar que: vale muito a pena fazer esse tipo de trabalho, porque nada melhor que o estudante de música consiguir a sua independência para fazer as suas próprias harmonizações sem precisar ficar o tempo todo com papel escrito em sua frente para tocar as músicas.

Mais uma dica de improvisação musical.

Esta sequência de acorde que adicionamos no início deste texto para tocar a música fio de cabelo, servirá também para tocar várias outras músicas.

Na parte de improvisação musical, invente alguma melodia e tente encaixar estes acordes que você aprendeu, e desta maneira irá educar ouvido musicalmente, conseguindo assim harmonizar várias outras melodias com uma certa facilidade.

Intensivo de guitarra aqui

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou da nossa dica de hoje, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.