Usar ou não o metrônomo para aprender tocar violão e guitarra

Hoje vamos dar dica se devemos usar ou não o metrônomo para aprender tocar violão e guitarra.

Vamos às dicas.

Primeira dica: o metrônomo é uma excelente ferramenta para o iniciante no violão e na guitarra, mas existe alguns detalhes a ser observado a respeito do mesmo.

Segunda dica: com a nossa experiência de muitos anos no ensino musical, entendemos que o metrônomo deverá ser usado com moderação, para não deixar o iniciante refém do mesmo o tempo todo.

Terceira dica: é de suma importância que ao praticar escalas e dedilhados seja no violão ou na guitarra, o estudante use o metrônomo em um andamento lento, e aos poucos ir aumentando a velocidade.

Quarta dica: usar o metrônomo em algumas músicas para servir como exercício é uma boa ideia, mas usar o metrônomo em todas as músicas, principalmente em música para repertório, não é recomendável, mesmo porque o metrônomo irá fazer com que a música fique em um andamento quadrado, e o objetivo é a interpretação da mesma.

Quinta dica: se possível, use o metrônomo apenas para praticar as escalas e os dedilhados.

Sexta dica: use o metrônomo alterando o andamento quando tiver estudando os dedilhados e as escalas, quer dizer, para um mesmo exercício estudar com andamentos rápidos e também andamentos lentos.

Sétima dica: o metrônomo serve para não deixar o iniciante atravessar o ritmo, mas a partir do momento em que já estiver dominando o andamento dos estudos, o metrônomo não será tão necessário para todos os exercícios.

Usando o metrônomo na harmonia e improvisação.

Recomendamos que ao começar a estudar harmonia e improvisação no violão e na guitarra, o iniciante não use o metrônomo, mesmo porque a pessoa estará pesquisando nota por nota para encaixar em alguma frase musical, e para isso será preciso uma certa liberdade.

Falando um pouco de prática diária de estudo.

Muitas pessoas acham que para ser um bom instrumentista, deverá estudar muitas horas todos os dias, mas isso não é uma verdade absoluta, e se o iniciante dedicar apenas alguns minutos mas diariamente, os resultados positivos apareceram em pouco tempo.

Espero ter ajudado com estas dicas, e caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do formulário deste blog.

Professor, José Conceição