Usando as notas do acorde principal para montar 3 acordes diferentes no violão

Na dica de hoje, iremos aprender como trabalhar harmonizações musicais, usando as notas do acorde principal, para montar 3 acordes diferentes no violão.

Em muitos casos, quando estamos fazendo um acompanhamento musical, acontece de precisarmos ficar muito tempo em um mesmo acorde, e isso às vezes não soa bem para o ouvido de quem está nos assistindo.

Uma solução para resolver esta situação e não ficar parado em um mesmo por acorde muito tempo, é intercalar outros acordes usando a mesma nota do acorde principal que estamos harmonizando a melodia.

Vamos dar um exemplo na escala de Dó maior, de como utilizar 3 acordes com as notas do acorde principal.

Exemplo:

Para o acorde de dó maior temos: a nota Dó, a nota Mi, e a nota Sol. Podemos trabalhar três acorde com estas 3 notas, o acorde de dó maior = C // o acorde de mi menor = Em // o acorde de sol maior = G // como o acorde que estamos fazendo acompanhamento é o acorde de Dó maior, e o mesmo contém Dó, Mi e Sol, então podemos utilizar 3 acordes como está descrito acima.

Para o acorde de ré menor, temos: a nota Ré, a nota Fá, a nota Lá. Neste caso podemos também utilizar três acordes. Para a nota Ré trabalharemos o acorde de ré menor = Dm // para a nota Fá trabalharemos o acorde de Fá maior = F // para a nota Lá trabalharemos o acorde de Lá menor = Am

Vamos agora ao acorde de Mi menor = Em // este acorde contém a nota Mi a nota Sol e a Nota Si. Para a nota Mi montaremos o acorde de Mi menor = Em // para a nota sol montaremos ou acorde de Sol maior = G // para a nota Si, montaremos o acorde de Si menor com sétima e quinta abaixada. Bm7(b5).

Vamos montar agora os acordes usando as notas de Fá maior. Para a nota Fá, montaremos o acorde de Fá maior. Para a nota Lá, montaremos o acorde de Lá menor. Para a nota Dó montaremos ou acorde de Dó maior.

Agora vamos as notas do acorde de Sol maior. Para a nota sol trabalharemos o acorde de Sol maior. G // para a nota Si trabalharemos o acorde de Si menor com sétima e quinta baixada = Bm7(b5). Para a nota Ré trabalharemos o acorde de Ré menor = Dm //

Agora iremos montar os acordes com as notas de Lá menor. Para a nota Lá montaremos o acorde de Lá menor = Am // para a nota dó montaremos o acorde de Dó maior = C // para a nota Mi montaremos acorde de Mi menor = Em // 

Vamos agora as notas do acorde de Si menor com sétima e quinta baixada. Para a nota Si, montaremos o acorde de Si menor com sétima e quinta baixada = Bm7(b5) // para a nota Ré montaremos o acorde de Ré menor = Dm // para a nota fá montaremos o acorde de Fá maior = F //

Perceba que para cada acorde temos três notas diferentes, e para essas três notas, montamos também três acordes diferentes um do outro, desta maneira irá facilitar bastante o acompanhamento musical sem precisar ficar muito tempo parado em um mesmo acorde.

Resumo da montagem dos acordes.

  1. C // Em // G //
  2. Dm // F // Am //
  3. Em // G // Bm7(b5) //
  4. F // Am // C //
  5. G // Bm7(b5) // Dm //
  6. Am // C // Em //
  7. Bm7(b5) // Dm // F //

A partir do momento em que temos, três acordes para cada nota da escala, podemos elaborar melhor o nosso acompanhamento, deixando o mesmo muito mais agradável para o nosso ouvinte.

Gravei um vídeo dando dicas de como utilizar estas combinações de acordes, utilizando as notas da escala de Dó a maior.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

UM REPERTÓRIO COM MÚSICAS CONHECIDAS

Agora que já sabemos como montar os três acordes na escala de dó maior, vamos trabalhar um repertório com músicas conhecidas, como por exemplo:  as canções folclóricas, que são fáceis para executar no violão e contém poucos acordes em sua construção.

Caso o iniciante não deseja adicionar em seu repertório inicial músicas folclóricas, neste caso o mesmo deverá procurar tocar músicas que conheça e também saiba cantar a melodia.

O sucesso de um iniciante no violão e também de um profissional, está relacionado com uma boa escolha do seu repertório musical, para a prática do dia a dia.

Dica de algumas músicas para o iniciante inserir em seu repertório inicial,para estudos diários.

  • Ciranda – Cirandinha
  • Cai – Cai – balão
  • Nesta rua
  • O Crávo e a Rosa
  • Samba Le – lê
  • Asa Branca, do compositor, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
  • Pra não dizer que não falei das flores, do compositor, Geraldo Vandré

As canções, para não dizer que não falei das flores e nesta rua, estão na tonalidade menor, e todas as outras, o iniciante poderá tocar na tonalidade maior.

Se você gostou da nossa dica de hoje, compartilhe com os seus amigos, e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição