Transposição de acordes no violão

Na dica de hoje,iremos falar a respeito de transposição de acordes no violão para quem está iniciando os seus estudos neste instrumento musical.

Muitas das vezes, o iniciante estar  fazendo o acompanhamento de uma música dentro de uma tonalidade específica, e quando aparece um acorde difícil a pessoa não sabe o que fazer.

A TRANSPOSIÇÃO MUSICAL FACILITA A VIDA DO ESTUDANTE EM MÚSICA.

Com a transposição de acordes para uma outra tonalidade diferente da que a pessoa estar utilizando, é possível tocar a mesma música com acordes mais fáceis no violão.

A seguir gravei um podcast com as dicas de como fazer as transposições de acordes, e também das escalas no violão,e desta maneira facilitar o estudo diário do iniciante neste instrumento musical.

Vamos ouvir as dicas na gravação do podcast a seguir.

Como ouvimos na gravação do podcast,entender como fazer a transposição de escala e acordes no violão ou em qualquer outro instrumento musical,facilita bastante para quem esta iniciando os seus estudos musicais.

MONTANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR E SOL MAIOR COMO EXEMPLO.

Escala de dó maior e seus graus correspondentes.

C = 1 // Dm // 2 // Em = 3 // F = 4 // G7 = 5 // Am = 6 // Bm7(b5) = 7 // C = 8 //

Vamos agora fazer a simulação do acompanhamento de uma música em dó maior.

Tocar: C = 1 // Am = 6  // Dm = 2 // G7 = 5 :] 

Vamos agora montar a escala de sol maior e seus graus correspondentes.

Escala de sol maior.

G = 1 // Am = 2 // Bm = 3 // C = 4 // D7 = 5 // Em = 6 // F#m7(b5) = 7 // G = 8 :]

Agora chegou o momento da transposição da simulação que fizemos em dó maior para sol maior.

Para fazer essa transposição, vamos observar os graus e os acordes correspondentes.

Transpondo:

G = 1 // Em = 6 // Am = 2 // D7 = 5 :] 

Observação: perceba que, os mesmos graus que simulamos no acompanhamento de uma música em dó maior, são os mesmos graus que estamos simulando a música em sol maior,mudando apenas o nome dos acordes para cada grau.

Quando pensamos as escalas e as sequências harmônicas com seus acordes correspondentes através dos graus, o trabalho de harmonização e acompanhamento musical ficará muito mais fácil para o estudante iniciante.

Em relação as escalas menores, irá funcionar da mesma maneira, quando pensamos os acordes das escalas através dos graus.

É de suma importância que, o estudante aprenda a escala e os graus correspondentes a cada acorde,e observando os acordes maiores e menores na construção das escalas.

Tanto a escala maior quanto à escala menor, são construídas de acordes maiores e acordes menores, desta maneira a importância de entender os graus que as compõem, para facilitar no momento da transposição musical.

Nesta dica de hoje, trabalhamos apenas a escala de dó maior e a escala de sol maior, mas a ideia servirá para todas as outras escalas.

Dica: como exercício de fixação, é suma  importância que o estudante iniciante transponha uma mesma música para várias tonalidades diferentes.

A música estando na tonalidade maior, a pessoa irá transpor para outras tonalidades maiores.

A música estando na tonalidade menor, a transposição será feita para outras tonalidades menores.

Logo no início dos estudos, e a partir do momento em que a pessoa já saiba montar a escala maior é a escala menor com o entendimento dos graus que corresponde aos acordes, é de suma importância que, faça pelo menos uma transposição por dia, para acelerar o aprendizado.

Se você gostou desse conteúdo,compartilhe com seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição